O Problema de Torres

Devido estar muito depressivo, Torres procura um Analista.

Deitado no divã, expressa o que sente:

-Pois é, Doutor. Faz dias que estou assim. Não como ( como ) direito, tenho um sono insatisfatório e nem sequer trabalho bem. Só quero me isolar. O que diz sobre isso?

Chesser, o analista, nem sequer faz anotações. Sentado em sua cadeira de couro preto, de pernas cruzadas e fumando seu cachimbo, limita-se a observar seu paciente. Disseca-o com os olhos e avalia suas palavras com base em sua larga experiência.

Torres estranha o silêncio do médico. Espicha o olho e repara que o Dr Chesser tem uma mesinha no canto onde está montado um jogo de xadrez. Aponta para o mesmo e pergunta o que o médico já ouviu uma centena de vezes:

- O Sr joga?

- Jogo.

- Vamos jogar umazinha??

-Se assim queres, podemos, mas devo incluir no tempo de consulta.

- Tudo bem, Dr.

Jogaram uma, duas, várias partidas. Após vencer todas as partidas, o Dr Chesser, reparando que o quadro do paciente piorou, convidou-o para deitar novamente no divan e disse:

- Já sei o que você tem!

- Sá sabe? Então diga.

- Tem Capivarice* Aguda.

- O Sr está de brincadeira comigo!

- Não, falo sério. Você dá muito importância ao xadrez. E como seu jogo é zero, fica depressivo ao não conseguir êxito.

-É, talvez seja isso. Mas, o que recomenda?

- Primeiramente, mudar o foco de interesse. Deve gostar mais de treinar do que jogar.

-?

- Segundo, marque uma data especial para jogar, pode ser um torneio. Para aplicar o que treinou. Mas encare sempre como um treinamento para o próximo torneio.Ou seja, anote todos os seus erros e busque eliminá-los no próximo evento.

- Continue.

- Terceiro, em cada torneio que jogar, perceba o seu progresso e esqueça o desempenho dos outros, ou seja, você é seu próprio referencial de superação.

- Caramba, já estou me sentindo excitado com isso!

- E o mais importante: tenha mais uma ou duas atividades paralelas, por exemplo, sinuca e natação ou bridge e surfe. O xadrez como atividade esportiva única vai te fazer enlouquecer. Além do mais, seu cérebro precisa se distrair ( do xadrez ) para que fermente os conhecimentos adquiridos com os estudos e treinamento.

- Obrigado, Dr Chesser: já estou muito melhor agora!

Torres aplicou o que analista recomendou e 10 anos depois era muito feliz. Conseguiu ser recordista em natação e usava o xadrez como uma atividade paralela e....sua filosofia de vida.

*O termo "capivarice" vem de "capivara" que designa o jogador fraco no xadrez. Origina-se daquele animal de mesmo nome que possui uma visão curta.

Teixeira de Fortal
Enviado por Teixeira de Fortal em 22/04/2011
Reeditado em 22/04/2011
Código do texto: T2923811