MEMÓRIAS DO BUSCAPÉ - a sua novela virtual

         





Cap 24 = VEM AI AS FESTAS JUNINAS


Na Fazenda Santa Yolanda sempre eram festejados os dias de São João, Santo Antônio e São Pedro.


Diziam que era porque não podiam fazer uma escolha entre os três grandes santos, mas a realidade era que gostavam das festas e queriam multiplicá-la.


Brasília e Gilda estavam esperançosas de arranjar um namorado, pois acreditavam que Santo Antônio era o patrocinador de muitos casamentos.


O pai continuava dizendo que casamento bom era o arranjado pelos pais, mas as meninas já começavam a achar que o mais divertido era namorar até encontrar a pessoa certa.


Gilda estava preocupada com o que tinha acontecido entre ela e o Luciano, Daniel, ou seja, lá qual for seu nome. Se arranjasse um namorado firme precisava contar... Mas, isso, depois. No momento tudo que queria era divertir-se.


Brasília achava que agora já sabia diferenciar um mentiroso de um rapaz correto. Será?


A mãe não cansava de advertir:


- Cuidado!


Clotilde conseguiu permissão do Coronel para convidar o Cássio.


Fábio tinha ficado noivo recentemente. O Quim pediu para ele a mão da Natalina filha do Dr. Inácio, um médico da cidade próxima.


A família foi convidada para os festejos juninos na Fazenda e os dois estavam ansiosos por uma oportunidade de fugir um pouco da vigilância dos pais.


O que não ia faltar eram namoricos embora vigiados e controlados


E haja papel crepom, fitas e lanternas para enfeitar e iluminar todo pátio!


Os empregados, ex-escravos, arranjaram a melhor lenha e armaram a fogueira com maestria.


Tinoco lembrou:

- Lembra quando a gente era escravo e o Sinhô dizia: “arruma direito essa fogueira que o Santo não sabe quem é branco e quem é preto, mas sabe quem presta e quem não presta”.

- Às vezes me bate uma saudade...  


- Saudade da escravidão?


- Não. Dos meus vinte anos...

E era um nunca acabar de preparar doces e salgados para os muitos convidados. Todos ajudavam, familiares, empregados até os homens e as crianças. Todos trabalhavam alegres pois a festa começava aí.


           

             
                                 <(0<>0)>

               Obrigada pela visita e comentário
Maith
Enviado por Maith em 11/06/2011
Reeditado em 14/06/2011
Código do texto: T3028388