" O PALHAÇO" VERDADEIRAMENTE.

Em 1.980, "CHEGOU O CIRCOOÔ"!!!

Era a criançada correndo atrás de um caminhão que acabara de chegar em Salobro, carregado com as tralhas para a montágem de mais um CIRCO, para a felicidade da criançada, pois na época, o CIRCO era a mior diversão no nosso interiorr baiano; - hoje mudou muito. -

Eu e mais alguns amigos, tinhamos uma pequena banda musical, - guitarra, contra baixo, bateria, e todos os componentes eram vocalistas;- GRUPO MUSICAL FLOR MARAVILHA. - Diga-se de passágem, Eu era gutarrista.-

Fomos procurados pelo proprietário do circo, para tocar, fazendo aquela animação que antecede o espetáculo e nos curtos intervalos na troca de "números" diferentes como dizíam ELES.

N'uma noite, ja se aproximava a hora do início do espetáculo, nós todos à postos para tocar, e não vinha a autorização para que déssemos início com a muisiquinha tradicional de abertura.

Decidí ir ver o que estava acontecendo, pois a platéia ja começava... fiu,fiiiiiu!

Chegando "atrás das cortinas, me deparei com o PALHAÇO JANELINHA, com uma intensa febre, dôr de cabeça, ELE estava todo enrrolado em um cobertor e gemendo, enquanto o proprietário do CIRCO o pressionava para que ELE se levantasse, pois seria o primeiro "numero" à ser apresentado, como ja era tradicionalmente, O PALHAÇO JANELINHA.

Ví aquela situação, fiquei bastante aborrecido; - se fosse hoje, juro que seria diferente; - mas, voltei peguei a guitarra e ficamos aguardando a 2ª órdem para o início.

Quando... o PROPRIETÁRIO... "senhores e senhoras, cidadãos e cidadãs, adolescentes e crianças, civís, militares e demais presentes, MEU CORDIAL BOA NOITEEEEEÊ"! - Booooa nooooiiteeeeeeeê! - Respondeu a galera.

"Com a proteção Divina e a presença honrrosa desse público maravilhoso daremos início ao nosso grande espetáculo de hoje; -enquanto isso tocávamos a musiquinha de entrada, bem baixinho. - continuou o apresentador: e para a alagria de todos, como todas as noites, vamos receber o grande amigo da criançada... JA-NE-LI-NHAAAAAAAAA!

Entrou O PALHAÇO JANELINHA, com toda alegria do mundo, fez dodos sorriem, terminou o seu número, foi aplaudido como sempre e retirou-se, sumindo atrás das cortinas.

Por curiosidade, deixei a guitarra encostada, comuniquei aos colegas que iria ao banheiro, fui ao camarim, e la estava O PALHAÇO JANELINHA todo enrrolado num cobertor; falou: Vange, me arruma aí qualquer comprimido pelo amor de Deus! lhe dei um anador, voltei para o meu trabalho, e, apartir daquele dia, passei a perceber que o ser humano "quando quer," supera os seus próprios limites, e Eu a admirar e ter o conhecimento de que um palhaço é mais que um palhaço. "É UM, DOIS EM UM."

NOTA. Lendo uma frase da extraordinária poetisa SUZANA DURÃES,

"ATRÁS DAS CORTINAS O PALHAÇO CHORA E A PLATÉIA IGNORA",

me voltou à memória esta história que me deixou bastante comovido.

Obrigado SUZANA.

Vange- Salobro-BA, 20/07/2011.