A ÚLTIMA TENTATIVA

A última tentativa, essa foi extrema e desesperada. Depois de comprar uma lupa de 15 cm de diâmetro, na ânsia e aumentar todos os textos que não conseguia ler. Fiz finca-pé cedinho enquanto o sol não abria de todo e me mandei para o Mercado de São José.

Opa! To na internet. E a internet ta no mundo todo. Pra quem não conhece. O Mercado de São José é o mais elegante, abastecido e tradicional, centro de compras popular do Recife. Lá encontramos de um tudo, de cachimbo de preto velho até fraldas prá cachorros de madame.

Na Praça do Mercado, dividem os espaços: fiés que se encaminham para a Basílica de de Nossa Senhora da Penha, contadores de viola, camelôs, retratistas, grupos de capoeira, vendedores de frutas e de puraquê do peixe elétrico que cura espinhela caída, dor de viado e recupera os possuidos dos mais velhos. Os emboladores diputam profanamente e em versos biblicos com os evangélicos em suas pregações em campo aberto. o Trânsito caótico completa o quadro viril, pujante, festivo, alegre, fervilhante entrecortado com pregões das melhores ofertas do dia.

Atravessei a praça me aproximei da banquinha que parece mais aquelas de passar jogo de bicho. Notando minha proximidade, a Senhora que me atendeu foi logo dizendo:

- Senhor, eu revolvi até os óculos de bozó.

Eu que me enchi de esperança fui logo perguntando.

- Bozó o personagem de Chico Anísio.

- É ele mesmo! Visse? Ele ta vendo tudo com um desses aqui.

E foi logo apontando para um fundo de garrafa que se via através do vidro no balcãozinho de porta de prédio que servia como Loja.

- Então, é desse que preciso, quanto é?

- Dez reais se levar dois faço 15, nunca se sabe, vai lá que um quebra o Sr. Num fica na mão, num é.

- É. A Sra. Pode ter razão, mais só quero um para fazer primeiro teste, depois...

Na pressa, paguei o valor. Joguei no bolso o embru-lho e fui em frente. Nem sequer testei a armação no rosto. Dei-me por conta na próxima esquina. Não tive demora, pois foi bem lembrado. Joguei a armação no rosto.

- Sim! Agora to vendo o mundo.

Amigo! Por favor, abra um coco desse pra mim, a cara dele ta muito boa. Disse eu em outra banca de caminho, fazendo jeito de intelectual de óculos com sede. Apavorado vi o moço responder:

- Não é coco amigo, é pitomba.

Marquei o oftalmologista. A operação foi boa. Tô me recuperando e me perguntando: Como pode, tanto receio ou que sabe mais teimosia?

Aos Recantistas: Clara Luna, Ângela Rodrigues e nome dos quais saúdo todos e confesso T.S.T.

Crontei, depois eu cronto mais.

Manuel Olivieira 07/09/2011

Manuel Oliveira
Enviado por Manuel Oliveira em 10/09/2011
Código do texto: T3212103