A vida é para Profissional, e não para Amador.

Se você pudesse escolher, seria Profissional ou Amador? Sem titubear, seria Profissional. Por que não ser Amador em vez de Profissional, ambos podem fazer a mesma coisa? Escrevi em um papel duas palavras, de um lado "Amador" e do outro "Profissional", após algum tempo, comecei a relacionar suas características.

“Ser amador, pelo lado positivo, é executar uma tarefa por puro prazer, sem qualquer interesse pecuniário, pelo lado negativo, é executar uma tarefa sem a qualificação profissional necessária”

Quando um Amador comete um erro, diz. “A culpa não foi minha“, e responsabiliza terceiros.

Se você é profissional (e não faz por paixão), a primeira postura que você tem é ser comprometido com o seu trabalho. Desculpem-me colegas, mas cabe esclarecer que comprometimento não é só cumprir horários e dar aquela aulinha medíocre.

Um Profissional sabe que a adversidade é o melhor dos mestres.

Ser profissional é executar um trabalho com a dignidade de quem faz da melhor forma, porque tem a qualificação para isso. Existe um lado controverso, senão negativo, no "ser profissional", que é quando essa qualificação está ligada a uma posição mercenária, de alguém agindo unicamente pelo dinheiro, sem gostar do que faz.

Amador sente-se vítima perante uma adversidade.

O Profissional é sensível, habilidoso, perspicaz, criativo, audaz. Vê o mundo além dos limites do horizonte. Não com ambições descabidas, inconseqüentes. Atua com prudência. Com a visão de quem acredita ser possível 'toda forma de amar', todo jeito de ser e realizar para o bem-comum.

O Amador é rudi, ambicioso, traidor, trapaceiro. Vê o mundo como oportunidade momentânea no hoje. Com ambições descabidas, inconseqüentes. Atua sem prudência. Com a visão de quem acredita que só vai ser alguém na vida passando por cima do outro.

Um Profissional trabalha muito e arranja sempre tempo para si próprio. Um Amador está sempre 'muito ocupado' e não tem tempo sequer para os seus.

Um Profissional diz: “Deve haver uma melhor forma de fazê-lo. Um Amador diz: Sempre fizemos assim. Não há “outra maneira.”

Um Profissional é PARTE DA SOLUÇÃO. Um Amador é PARTE DO PROBLEMA.

Um Profissional sente-se responsável por algo mais que o seu trabalho.

Um Amador não se compromete nunca e diz sempre: “Faço o meu trabalho e é quanto basta”.

De que lado você está? Mais uma vez, você é quem decide!

Data 15/09/2011