As feras da estrada da Pêra

O ano era 1984, e as lavouras de algodão faziam com que a terra vermelha fosse coberta por uma fofa nuvem branca que impressionava os passantes.

As fazendas eram grandes propriedades, com colônias de trabalhadores que moravam no campo e trabalhavam a terra. Os imigrantes japoneses labutavam duro, e trabalhavam no sistema de meação na lida diária na roça.

Naquela época, os defensivos agrícolas tinham preço altíssimo, e com isso, as fazendas eram alvos constantes dos ladrões, os quais a população rural começou a chamar de "meninos veneno".

Esses ladrões chegavam em caminhonetes e caminhões, e quando não conseguiam furtar o veneno, utilizavam-se de armas para render os agricultores e roubarem todo o estoque de insumos que fosse encontrado estocado nos barracões.

Além de adquirir várias armas de fogo, o Sr. Toshiro, proprietário da fazenda Pêra e vítima constante de assaltos, adquiriu um casal de cães da raça Fila Brasileiro, os quais eram trancafiados em grandes caixotes durante o dia, e propositalmente soltos durante à noite, com o objetivo de afugentar os ladrões que se aproveitavam da escuridão para agirem.

Os cães metiam medo em qualquer mortal. O macho era do tamanho de um bezerro desmamado, sua coloração era uma mescla de listras cinza escuro e pretas. A cabeça era enorme, e a corrente que o prendia era das mais grossas. Já a fêmea era um pouco menor que o macho, também tigrada, porém, o cinza dava lugar ao caramelo.

A cadela era mais territorialista, rápída e alerta, e o macho mais forte, silencioso e feroz. Era uma dupla perfeita.

A fazenda nunca mais fora assaltada, pois os cães, além de amedrontarem, serviam como uma espécie alarme, latindo e rosnando, fazendo com que os agricultores se preparassem e tomassem armas à espera dos meliantes.

Certa noite, depois de ter tomado várias pingas no boteco do Nhô Bé, um caipira chamado Tonho Pomba, olhou para a lua clara e resolveu ir pescar de madrugada num ribeirão que ficava lá pros fundos da Fazenda Pêra.

Pegou o caixote de madeira, e foi enchendo com uma lata de terra e minhocas, um facão, uma lamparina, um litro de pinga, um pão com mortadela e um embornal no qual guardava anzóis, linha e chumbadas. Amarrou duas varas de bambú no cano do quadro, encaixou o caixote na garupera da velha bicicleta Gorick e saiu pedalando, assobiando feliz rumo à pescaria.

Chegando na Estrada da Pêra, Tonho Pomba ouviu um único latido bem longe, depois outro, parecendo resposta, e continuou pedalando tranquilamente.

Uns 50 metros à frente, ouviu uma espécie de galope em meio ao algodão. Já era tarde. A fêmea pulou na perna do ciclista e o derrubou da bicicleta, uma mordida forte foi travada na canela de Tonho Pomba. A cadela agitava a cabeça para ambos os lados. Tonho Pomba começou a gritar desesperado, chamando por ajuda.

Nisso o enorme fila macho chegou e atacou o pobre coitado bem na jugular, a mordida foi tão intensa que arrancou a metade do pescoço do pescador.

O corpo ficou irreconhecível, o rosto desfigurado, pois toda a pele foi arrancada. Alguns membros desapareceram, pois provavelmente foram comidos pelos cães.

No dia seguinte, o caminhão pau-de-arara chegava com os trabalhadores e o motorista viu a bicicleta caída bem no meio da estrada, algumas roupas rasgadas no local, e à frente, o corpo de um homem nú, totalmente dilacerado.

Apesar de os cães aparecerem pela manhã todos sujos de sangue, o Sr. Toshiro não desconfiou de nada, pois frequentemente os cães matavam porcos do mato ou capivaras enquanto ficavam soltos na madrugada, e chegavam no mesmo estado.

O dono somente desconfiou dos cães quando obteve a notícia de que um corpo fora encontrado todo dilacerado na estrada que margeava sua propriedade.

Não se sabe que destino foi dado aos cães, muito menos o quanto o pobre Tonho sofreu antes de morrer, vítima da feras da Pêra.

BORGHA
Enviado por BORGHA em 21/11/2011
Reeditado em 23/11/2011
Código do texto: T3348258
Copyright © 2011. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.