MARIA PEGOU NO “BICHO”, NO NATAL
Mini conto verídico
    Bonito o titulo acima, não acham?  Pois é, verdadeiro! Mas é do nosso linguajar gaucho e não da maldade que aflorou em vosso pensar; levemente pornográfico.
    Eu havia completado 10 anos de idade, há pouco menos de quatro meses antes, e por ter sido uma época muito chuvosa, Maria, minha mãe, não tinha conseguido bons serviços naqueles meses que antecediam o mês de Natal. Não teve festa no meu aniversário e pelo jeito,não haveria também no Natal . Éramos muito pobres e ela limpava casas, lavava vidros e forros, para poder manter nossas necessidades básicas.
     Maria, me causava, causa e causará sempre, muito orgulho por ter sido seu filho: Podia estar com fome, mas não pegava nada que não fosse seu e nem pedia, ou admitia que eu pedisse algo a alguém .
   Naquela manhã ela me levava para a creche; Casa da Criança, pois tinha um compromisso com uma senhora, para orçar uma limpeza geral em sua casa; que ficava do outro lado da cidade e quando passávamos por um prédio com a  pintura descascando  e cuja placa com número do local, estava pendurado  e quase caindo, chamei-lhe a atenção e anotamos o número num papel de pão, com um dos lápis que carregava  na minha pequena pasta escolar.
    No dia de Natal encontrei nos pés da cama - se posso chamar de cama, algumas taboas com imitação de colchão feito de trapos e penas- alguns presentes: Uma calça Lee, uma camisa de Ban Lon e um par de Mocassin.  Fora estes, ainda ganhei o valor da entrada para a matine de domingo no cinema Avenida ; na avenida principal da cidade.
    Maria com um sorriso que não cabia no rosto, contou-me o que havia acontecido, dizendo:
     Filho!... Sabe aquele número que nós anotamos ontem; o da casa velha, pois é, a mãe jogou e acertou no primeiro premio. Agora vamos fazer uma bela janta de Natal e Fim de Ano.
       Foi realmente um inesquecível Natal e Final de Ano aquele, e tudo graça ao número que  vi caindo e a minha Maria ter: “Pego no Bicho “.
“Os governos querem acabar com os bicheiros, por pura inveja da seriedade deles”   Feliz Ano Novo à todos.   
Gildo G Oliveira
Enviado por Gildo G Oliveira em 27/12/2011
Reeditado em 27/12/2011
Código do texto: T3408826
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2011. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.