O ENGANO

Dona Esmeralda era assídua frequentadora de uma casa espírita, e aos sessenta e sete anos deu muito o que falar no bairro. Uma filha sua, sabendo que a mãe era fiel aos ensinamentos do Evangelho de Jesus, foi procurar o dirigente da casa para ver se obtinha algum conselho para resolver o problema de sua mãe. Ela assim pensava, pois Dona Esmeralda estava mais feliz do que nunca.

__ Boa noite, no que posso ajudá-la minha irmã-dirigiu-se fraternalmente o dirigente e orientador da instituição.

__ Boa noite Sr Francisco, o problema é com a minha mãe, imagine que ela depois de cinquenta anos de casamento resolveu mandar meu pai para fora de casa e agora está de caso com um rapaz de trinta anos. Onde já se viu? Que pouca vergonha, o que o senhor acha que devo fazer, será que ela está obsediada por espíritos trevosos?

___ Calma minha irmã, conheço a Dona Esmeralda a quase vinte anos, ela sempre me pareceu uma pessoa normal, segura de si, mas por via das dúvidas, peça para ela vir falar comigo, quem sabe a gente possa compreender o que está se passando.

__Será senhor Francisco, para mim ela perdeu a vergonha e está dando mau exemplo para a família, deve estar sendo obsediada mesmo, mas se o senhor insiste, vou tentar convencê-la a vir na próxima semana, até aqui ela não está vindo a quase um mês, vive dizendo que agora sim é que está vivendo.

Com um pouco de dificuldade, a filha de dona Esmeralda a convenceu que fosse ter uma conversa com o dirigente.

__ Está bem, eu vou, só não queria ir agora que já estava planejando uma viagem, mas eu vou só para você parar de me perturbar.

Chegado o dia, lá foi Dona Esmeralda para falar com o senhor Francisco.

__ Boa noite , como a senhora vai?

__Muito bem, graças a Deus, o senhor mandou me chamar?

__ Ah sim, é que sua filha anda preocupada com a senhora e....

__ Calma, está tudo bem comigo, ela é que está pegando no meu pé porque arrumei um namorado mais novo do que ela.

__ Bem sei que não tenho nada a ver com isso, mas a senhora não acha que está precisando de ajuda? A senhora que pelo o que eu sei sempre seguiu os conselhos do evangelho, sempre foi assídua frequentadora das palestras da casa, tem certeza que não está precisando de nada?

___ Claro que sim, e ainda sigo perfeitamente tudo que tenho aprendido nesta maravilhosa doutrina.

___ Me desculpe a intromissão, mas é que sua filha queixou-se que a senhora pôs seu marido para fora de casa e...

__ Deixa que eu explico, só estava seguindo o que aprendi aqui.

__ Como assim?

__ Ouvi muito dizer para limpar a nossa casa, jogar para fora o que não mais me serve e atravanca a minha vida, e principalmente ouvi muito para deixar o homem velho e deixar o homem novo agir, então foi o que fiz, mandei meu velho e problemático marido para fora e arrumei um quarenta anos mais novo, viu? Segui os ensinamentos!

Sem saber o que fazer, o orientador ficou meio desorientado, calou-se por um momento e pensou- Quantas vezes não nos enganamos com os ensinamentos ou os interpretamos ao nosso bel prazer, somente para justificar nossos erros, que Deus nos inspire para que tenhamos coragem e sabedoria para interpretar o evangelho em fé e verdade e não segundo a nossa vaidade. Muita Paz para Todos e um feliz 2012...