Professora

A professora Judite trabalha na escola Municipal Afranio Barreto, com turmas de alfabetização ha vinte anos, todos os anos ela recapa seu caderno de plano de aula e recomeça o trabalho, toda vaidosa porque já esta com suas aulas preparadas, e ainda tem a vantagem de conhecer a todos e isso facilita sua a vida na hora de "avaliar".

É o primeiro dia de aula dos vinte e um anos de trabalho de Judite, e toda preparada tira o velho caderno da bolsa, segue para o quadro branco e escreve o alfabeto maiúsculo e minúsculo para que os alunos copiem e assim que começa a escrever percebe que Joãozinho e Paulo estão conversando e nada fazem, vira-se e diz:

_ Por que estão sem fazer nada meninos? Comecem a fazer e parem de conversar.

Eles respondem:

_Já terminamos.

Ela:_Como? Eu mal comecei fazer?

_Ora meu tio foi seu aluno e me disse para pegar, o caderno dele de quando estudou com a senhora a quinze anos atrás e copiar, porque estaria tudo igual porque a senhora nunca muda suas aulas, eu e o Paulo fizemos tudo dessa semana, quer ver?

A professora envergonhada, foi até a mesa dos meninos verificou tudo e conferiu com seu caderno, e realmente falavam a verdade a semana estava toda alí, prontinha conforme o tio dos meninos havia previsto.Ela abaixou a cabeça e disse:

_Crianças hoje eu saí de casa para ensinar, mais na verdade fui eu quem aprendi com tão pequenos meninos, aprendi que o professor precisa se atualizar e renovar, e que conhecer é muito mais do que saber o que o outro fala, e o que faz, conhecer vai mais além, pois eu conheço todos nessa cidade, mais não tinha idéia de que sabiam do meu velho caderno, nunca pensei que criança guardasse na memória os conteúdos vistos na infancia, por tantos anos, imagine guardar o próprio caderno para ensinar ao professor, muito obrigado meus queridos pela lição de hoje, e agora guardem os cadernos e vamos conversar.

Os alunos apartir daquele dia ganharam uma nova professora na pessoa da velha Judite.

Carmem Lacerda
Enviado por Carmem Lacerda em 08/02/2012
Código do texto: T3487962