O luxo no lixo...

Ao receber um presente de um amigo,fiquei sobremaneira surpreso!

Ele insistentemente ligava para meu escritório para dar-me um presente;numa tarde de cansaço devido o corre-corre diário,resolvo ao entardecer visitar o solicitante desta exigida visita;Paulão,figura singular no falar,agir e vestir.Então ao encontrá-lo em sua modesta casa num terreno de posse adquirido com dificuldade,estava ele feliz por receber-me alegremente e presentear-me com três livros.

Portanto,era literaturas de Contos e Poesias;pois sabia o amigo,que eu muito gostava do gênero!

Na sua vida de um sujeito rude disse-me:"Tava achando que você ia fazer pouco caso do meu presente";tá rabiscado e meio velho,mas é

de coração;guardei pro cê!

Em seguida,chamou sua cachorrinha pretinha,uma vira-lata educada

e bem cuidada para completar à minha recepção.

Deixando de lado o cansaço,agradeci e saí de imediato,trazendo aqueles livrinhos empoerados e alguns rabiscados.Destarte,não sabia que o presente tratava-se de um tesouro literário;veja porquê?

Um deles,era exatamente a XVI(décima sexta),Coletânea de Contos e Poesias do GLAN-Grêmio Literário de Autores Novos edição do ano 2000 em nossa cidade de Volta Redonda-RJ;para maior alegria,o citado livro,era lançado no ano de Jubileu de Prata daquela instituição.

Foi dignamente um presente e uma verdadeira consideração amiga;

tanto para o doador,como para o doado!

Doravante,comecei a ler um dos livros; e ao lê-lo, fui do Prefácio ao índice, conhecendo os vários autores ali protagonizados.Desta forma, interessada pelos textos,descubro algo importantíssimo:esta semana conversei com uma senhora sobre os epígrafes que costumo rascunhar...ela minha interlocutora de 88 anos, sorri e fala-me:tenho livros editados!

Porém, jamais poderia imaginar que uma de suas obras literária, eu encontraria naquele livro rabiscado e não tão bem cuidado por alguém que não valoriza à cultura e as literaturas à ela concernente.

Então ao folhear à página 109,surge um Conto entitulado:"MINHA AMIGA APARECIDA";autora:Dora de Araújo Rocha e Silva;exatamente,aquela senhora, professora e psicóloga aposentada...um Conto em homenagem a uma mulher que fora sua lavadeira por mas de 30 anos!

Enfim,eu já estava querendo homenagear esta senhora devido o carisma que ela tem conosco;além, de ser ex-diretora do Grêmio Literário citado,e pela experiência como educadora e psicóloga renomada que é!

Acabo de descobrir algo que sempre imaginei:"O homem passa...a Obra fica"!

Paulão, um homem canastrão para muitos,perfil valente,bravo;tem um coração amigo;homem de bem...que belo presente pôde dar-me;o LUXO NO LIXO! Resolvi reciclar o lixo à cultura, nas Poesias e Contos nesta simples homenagem que faço a eles:Paulão,Dra.Dora,D.Aparecida e a todos componentes do Grêmio Literário de Autores Novos de Volta Rredonda...meus respeitos aos senhores e Parabéns!Outrossim,encontrei nos livros presenteados autores que fizeam histórias em nossa cidade;hoje "in memorian".

"A poesia é a união dos povos...

"Os contos é a citação de fatos novos".

autodidatanogueira
Enviado por autodidatanogueira em 24/03/2012
Reeditado em 25/03/2012
Código do texto: T3574247
Classificação de conteúdo: seguro