Na viagem de avião entre São Paulo e Vitória para resolver problemas com a alfândega cafeeira capixaba, ele veio devorando crônicas bem humoradas e deliciosas de Ruben Alves.  Ele citava o poeta William Blake: "Ver a eternidade em um grão de areia. E um céu em uma flor agreste. Segurar o infinito na palma da sua mão e a eternidade em uma hora...".
Como muitas vezes acontece, o motorista do taxi entre o aeroporto e o centro da ilha,  tinha vocação para confessor. Quis saber tudo do passageiro, quem era, de onde vinha, onde morava, o que fazia, etc, etc... Tudo isso em poucos minutos... E ele que vinha de uma realidade tensa, teve vontade de dizer claramente: “não quero falar. Preciso de um momento de silêncio e só aceito diálogo sério e não conversa fútil”. De repente, olhou o rosto daquele profissional lutando contra a monotonia de um dia de trabalho igual a mil outros dias, ali sentado, percorrendo sempre as mesmas ruas, na mesma cidade, enfrentando os mesmos problemas de trânsito e vendo as pessoas que sentam ao seu lado, pagam e saem, outros entram, pagam e saem e assim o dia todo. E o Espírito de Deus teve pena do passageiro, de sua fraqueza intelectualóide e lhe deu na hora um profundo sentimento de com-paixão ou seja solidariedade e passou a responder com carinho e perguntava por ele. E descobriu que era ele que desejava falar e o fato de lhe perguntar quem era, servia apenas como introdução à sua fala de que estava longe da família e que fazia poucos meses voltara de São Paulo depois de tantos anos longe das serras do Espírito Santo e que o seu sítio perto da serra do Caparaó está seco e suas poucas cabeças de gado estão com fome... Mas e a esposa e a filha? 
Estão na cidade, mas ele pouco as vê durante o dia e a noite quando chega cansado, elas vêem novela. Que vida monótona e sem flores e sem ritos. Escutou e ao chegar perto do escritório, inventou que ainda dava mais tempo. Gastou mais uns vinte minutos, mas deixou um motorista aliviado não pelo que lhe dissesse, mas pelo fato de tê-lo ouvido e lhe dado a esperança de voltar mais cedo e propor um dia, um dia só para estarem juntos na semana e poderem se renovar no amor.