Vivendo intensamente

Minha irmã me dá um aviso: -- nossa mãe te chama ela quer conversar com você. Não me surpreendi, estava em contato com ela quase sempre, minha mãe mora na casa da minha irmã a poucos metros de minha casa, encaminhei-me para a intrigante conversa, deparo-me com minha mãe deitada, aquela sra. próxima dos 100 anos de idade, corpo quase inerte, a demência já está fazendo parte de sua mente, às vezes lúcida chora em momentos de dor, ou por estar impossibilitada de andar por si só, ainda mantendo esperança nos médicos, nos remédios para faze-la ter uma certa dependência, muitas vezes reconhecendo também a realidade pura, incontestável sua velhice, pesa no teu corpo, onde pelo menos os olhos pudessem ver melhor, e aquilo que é um pouquinho pior para ela, o reconhecimento da sua demência, teimando em voltar na sua mente.

Mas naquela hora em volta de sua cama na sua mente meio confusa me diz:

-- Lourenço, recebi uma grande importância em dinheiro, uma recompensa meu filho, quero que você se encarregue de pagar todas as dívidas, depois ajude quem precisar, todos seus irmãos (dos irmãos vivos somente 9, sim porque foram somente 6 os falecidos) eles podem estar precisando de ajuda. Na presença minha e da minha irmã não ficamos espantados, porque este quadro de suas revelações aconteciam algumas vezes, a mente de minha mãe misturava o seu viver que foi sempre intensamente!...

Naquele instante só respondi concordando:

--- está bem, mãe, farei o que a sra. me pede, seria inconcebível dizer-lhe que com certeza ela receberia uma grande recompensa porque seus filhos e a legião de seus alunos de catecismo, porque durante mais de 60 anos ela foi catequista, trabalhou como assistente social, só teve que interromper os serviços nos quais ela mesma dizia eu trabalho para o meu mestre Jesus, quando meu pai falece aos 51 anos de idade, esta heroína interrompe seus trabalhos religiosos tão gratificantes para ela, porque era um amor incondicional, um sentimento mais importante que todo ser humano deve possuir, porque sem ele só haveria trevas neste nosso viver tão misterioso, aí ela faz esta interrupção para trabalhar pra sustentação dos filhos menores, que luta meu Deus! Somos testemunha de que ela conseguiu cumprir sua missão!

Há pouco tempo atrás, ela já sem poder ler nem escrever também, mas completamente lúcida me pede pra digitar uma de suas poesias, depois insistentemente pede pra mim publicar no jornal local, eu digitei e mandei publicar:

Mistério de vida!...

A vida é boa, mas é pesada demais,

segurando em Jesus eu sigo de mãos dadas,

subindo uma escada, eu deito e durmo e não vejo mais nada,

mas, quando acordo vejo um céu cheio de luz

e eu dormia nos braços de Jesus.

os santos rezavam em louvor ao Senhor

e os anjos cantavam ao Deus de amor,

ouvi uma voz que me chamou,

venha ver o que você plantou...

Entrei num jardim florido,

havia cravos, rosas e também jasmins,

um anjo apareceu-me coberto de véu e disse:

O que plantas em terra boa, vem colher aqui no céu!...

Maria Vitória Florentino

Mãe tua recompensa virá e será de intensa felicidade, porque ao praticar o amor, mãe a tua felicidade será eternamente!...

(Hoje, naturalmente ela vive intensamente na presença do Criador, são os mistérios insondáveis!...)