O pedinte.
 
Você dá um trocado,uma moeda a alguém que pede  ajuda na rua,mas raramente pensa   no motivo que levou aquela pessoa a aquela situação.
Muitos pegam o dinheiro e mal olham para o doador,se afastam cabisbaixos.Outros saem  como se nada tivesse acontecido ignorando quem o ajudou.Costumo sempre observar os pedintes,seu comportamento, olhar , as feições, expressões até o modo como se afastam...
Outro dia um moço com voz baixa, quase sumida, me pediu um trocado. Era bem jovem,  muito magro,tinha o rosto vincado, andava encurvado como se carregasse um mundo de sofrimento nas costas.Será por vergonha,por se sentir humilhado por estar nessa situação?
 Mesmo mantendo os olhos no chão,numa submissão horrível,consegui analisar os traços do moço,era  um rapaz bem bonito.
Não resisti e pedi a ele que levantasse o rosto e me olhasse.Quando nossos olhos se encontraram,fiquei sem saber o que dizer.Seu olhar transmitia tanta tristeza que emudeci,o meu deve ter lhe transmitido a imensa piedade que sentia .
Ele abaixou os olhos novamente. Depois de um segundo me refiz e antes que ele se afastasse,perguntei em   voz baixa :
-Moço qual é o seu nome?
(Sei que o nome tem enorme valor para nosso ego,é sinal que fomos importante pois alguém se preocupou em nos nomear!)
-Guilherme. Por que a senhora quer saber meu nome?
-Que nome bonito, ele significa protetor,é de origem alemã.Você deve ser uma pessoa muito especial, por que ser Protetor não é fácil, o nome da gente tem muita força sabia disso?!
Ele me olhou como se eu fosse louca.Não me dei por vencida.Ele levantou o rosto,me olhou e ainda com voz sumida disse:
-A senhora está enganada,não tenho que proteger ninguém.Só tinha mãe, mas ela faleceu.Não tenho  ninguém, sou só no mundo.Quando ela morreu  fiquei desesperado,vendi tudo que tinha sobrado em casa e fui viver na rua.
-Faz tempo?
-Três meses. Minha mãe trabalhou feito um cavalo e morreu pobre e gritando de dor, a vida não vale a pena.
 -Não diga isso, está enganado, ela lutou por você, para te fazer um homem de bem e respeitado. Já pensou nisso?
-De que adianta pensar? Agora tô solto no mundo! Ela se matou de trabalhar pra que, prá acabar em cima  de uma cama?
-Está enganado!Parece que você não quer entender   o sacrifício que ela fez por você,  e nem lhe agradecer,por que se entregou a ser um homem  que não luta pela vida.Coitada, daí sim posso dizer que   não valeu a pena tanto sacrifício, ter trabalhado tanto,tenho pena dela.
-Estou cansado da vida...
-Tudo bem, você tem o direito de falar isso, de estar cansado,mas pense bem, você  protegeu sua mãe ,mas chegou a hora de proteger a si mesmo para não cair cada vez mais...
Ele me olhou calado por algum tempo.
-Dona a senhora não sabe de nada!
Olhei firme em seus olhos.
-Sei sim, sabe por que? Por que sou mãe, e lutei muito para criar meus filhos,vou acompanhar todos eles  até depois de morta,por que  acredito que mãe não morre,cuida dos filhos até na eternidade.Sua mãe deve estar arrasada vendo seu estado, pense nela um pouquinho, cuide da paz dela.
-A senhora diz isso por que é rica.
-Quem te disse isso?
-Parece rica...
-Mas não sou, tenho  pouco dinheiro.Meu nome significa,a que ilumina o caminho,  e é o que estou fazendo agora,não pense que sou louca,me preocupo com as pessoas,não gosto de ver gente como você que não merece ser derrotada sem fazer nada.Pense no que eu te disse e na sua mãe, veja que ela quer que você se proteja das armadilhas vida para que os sacrifícios que fez sejam recompensados.Vou embora,mas se puder  de vez em quando,lembre de mim e do que te disse.Até logo.
Ele não respondeu, apenas me olhou...
Me afastei rapidamente.
De longe fiquei  observando o rapaz.
Ele ficou parado, o tempo parecia não passar, estava como que paralisado, não sabia que direção tomar.
De repente se decidiu, levantou a cabeça e saiu pisando firme com passos largos, apesar do tênis todo arrebentado e sujo, quase corria quando virou a esquina.
Será que conseguí  trazê-lo de volta a vida???
Parece que sim, pois ele não precisava só de dinheiro...
 
 
Nunca mais o vi!
 
M.H.P.M.