---Mineru, cê capô u piau, Mineru?
---Capá eu capei Córró, mai num tô venu risurtadu na capagi nãu, sô.
U marditu num vai pra frenti neeeem cá vaca tussi. Mai eli num tem curpa nãu, quem é curpadu é ieu, qui sô besta di mórdi breganhá um trem ruim dessi, sô. Bati u zói nu disgranhentu , já vi qui num era boa bisca; mai tontu... insiti. U Vardãu inrroladô, mi agarantiu qui u treim era dus bãu , sô; queli tava pirriadu pruque num tinha sidu capadu , só fartava capá i cumê. Capei u tronchu na minguanti; já fiei cumida nu fucim, nus zuvidu, nu zói, nu rabu, nu.... du fiu duma égua i inté agora tá lá minguadu. Seu fô pô nu lápi u queu gastei cu mardissuadu, teu qui vende us cachorru, fii, a sogra (sé qui vali arguma coisa) i inté a muié pra mórdi pagá a gastança,uai.
Mai burru qui ieu, só u Bié, sô. Nus negóçu só tomu nus córnus. Otru dia fui na casa du Leitãu, i u senvregõi, me frereceu uma cabrita duma tar raça "Elain " queu nunca via falá , mórdi breganhá mai ieu ,cum arrei qui pissui du véi caoi da Maria Guaiaba. Mai a seca , tava tão magra qui via inté us zóssu dus quartu. Fiquei cum dó da disinfiliz i breganhei a secuma cu bódi queu psui du fii da Zefõna . Sonsu ,inté lhi dei nomi di Arzira. Vrimifuguei, dei piãu cum fedegozu, melãu Caitanu, losna, fiz u diabu, i a pestiada num singorda, sô ; i temosa qui só uma jéga muada . Inté pareci queu faiçu butãu, i cabu di caniveti incabadu cum ossu. Oia, sargum fii duma égua quizé mi vendê trem secu, vai mi pagá.Destá. Us contu da genti né capim pra mórdi inchê u buchu dessis pinguçu nãu. sô. Num pissuiu mais trem ruim; nem capadu, nem sem capá. Mais cuá!
Oia, vô falá prucê um segredi, mai su zotru sabê, sei co cê abriu u bicu: Tõ cu sacu tãu chei di ossu, quinté tô pensanu di largá da Vardeti séla num criá uma gurdurinha.
Òi Córró, sô cê qué sê meu cumpanheru, num vem cum trem ruim pra riba deu nãu, sô.
---Ó Mineru, cê mi cunheci, Mineru; mais sô cê qué breganhá mai ieu, nóis breganha a Arzira cu Baim, uai. Só cu Baim fia us denti si muntá neli pru ladu isquerdu, uai.
Dá a binga preu, adispois cê mi respondi.