CINE TEATRO ESTRELA!

É até difícil iniciar este relato, pois as agradáveis lembranças que, tenho certeza todos os Ipamerinos, que já residem em outros Estados da Federação, têm vivo na memória o nosso querido cinema, diversão garantida, quer para adultos, quer para crianças.

Ele, durante muito tempo funcionou em um prédio adaptado, não era ruim, era até pitoresco, pois imagine, a gente entrava e dava de cara com as pessoas já sentadas no auditório e que esperavam a sessão começar. Isto quer dizer que, a tela ficava em nossas costas até encontrarmos o lugar para sentar, ou seja, quando nos acomodávamos, aí sim a tela ficava em nossa frente. As cadeiras eram comuns, de madeira sem muito conforto. Mas! Quem se importava! A alegria reinava entre todos, era ali que os casais, já casados, tinham oportunidade de sair um pouco da rotina caseira, principalmente as mulheres, que, quase a maioria não trabalhava fora de casa.

Já os rapazes e moças, aproveitavam o momento para, além de apreciar um bom filme, aproveitavam também para namorar ou quem sabe conquistar algum coração disponível. Gente! Só quem viveu nestes tempos maravilhosos pode entender o que estou tentando dizer: tudo era tão simples, tão respeitoso, tão acolhedor e porque não dizer tão transparente, tão familiar. Mas, nem tudo eram flores, pois as mocinhas mais afoitas queriam aproveitar cada minuto a companhia dos namorados e, o escurinho do cinema favorecia até demais, para que fossem roubados alguns carinhos. Aí que morava o perigo, pois todo mundo era conhecido, a cidade era pequena e, já adivinharam não é? Saia cada fofoca... Mas sempre em nome da moral e bons costumes.

Parece que estou vendo... A sessão só começava quando o responsável pela máquina que rodava o filme entrava no recinto já quase sempre repleto. Ele entrava pela mesma porta que entravam todos e sabe o que acontecia? Eram gritos e palmas que, ás vezes era exagerado quando demorava mais do que o costume para o inicio do filme.

Finalmente o prédio que estava sendo construído adequadamente para o Cine Teatro Estrela, ficou pronto. Majestoso, lindo, moderno, acolhedor, confortável. As bilheterias na entrada, o porteiro recebendo as entradas todo uniformizado, o salão com poltronas bem alinhadas, os corredores largos, a tela enorme, o som á toda prova. O filme apresentado na inauguração do cinema foi “Prisioneiro de Zenda” na versão antiga do ano de 1952, tendo como ator principal STEWART GRANGER.

Ah! Tinha um balcão, com poltronas pulmam, acolchoadas e ficava acima do salão. Era como se fosse um camarote para pessoas importantes. A moçada gostava mais do salão principal. O balcão, na verdade acabou sendo preferido pelos namorados. Muito bom!

A maior atração da cidade na parte de diversão realmente era o cinema. Com a inauguração do Cine Teatro Estrela, tudo mudou. Os filmes eram sempre atuais, grandes produções, o Cinema Nacional era bastante privilegiado. (O público da cidade gostava imensamente dos filmes do Mazzaropi, Ankito, Oscarito e Dercy Gonçalves). A minha avó Antônia então era a maior fã do Cantinflas, lembram-se dele? Os filmes de faroeste ou de caubói como eram chamados eram os preferidos entre tantos outros, como os do Tarzan, do Superman, de ação e demais assuntos, inclusive a maioria ainda era em preto e branco.

Como o nome mesmo indica, o Cine Teatro Estrela foi palco de muitas peças de teatro com atores vindo do Rio de Janeiro e São Paulo, sem contar com os shows de cantores famosos como Francisco Carlos, Emilinha Borba, Marlene e vários humoristas. Eram muito glamorosas todas as apresentações, como já disse em outras ocasiões Ipameri era famosa pela elegância de suas damas e senhoritas. Os homens também não ficavam devendo nada em termos de elegância e bom gosto.

A cidade era muito ordeira, com uma Companhia do Exército em nossa cidade a paz realmente reinava em todos os eventos ocorridos na cidade.

Bem, creio ter matado a saudade de muitos leitores com esta simples narrativa, pois imagino que algo parecido aconteceu em muitas e muitas cidades do nosso país.

Goiânia, 20 de junho de 11. Sônia.

Legenda e referência pessoal:

Ipameri- GO cidade do interior do Estado;

Ankito, Oscarito, Mazzaropi e Dercy Gonçalves – atores do cinema nacional;

Cantinflas – ator Mexicano;

Emilinha Borba, Marlene e Francisco Carlos – cantores brasileiros;

Cine Teatro Estrela – cinema na cidade de Ipameri-GO, cujos proprietários eram de família tradicional da cidade, amigos saudosos e queridos;

Para meditar:

Guarda-me ó DEUS, porque em Ti confio. Salmo 16 vrs 1.

Sônia Pedroso
Enviado por Sônia Pedroso em 30/07/2012
Código do texto: T3804993
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2012. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.