"SENHOR EMANUEL E O CONTO DO VIGÁRIO".
 
VERÍDICO.


ARMANDO LEMES

Natal! Símbolo do nascimento de Cristo. Data maior para comemorar a vinda de Jesus Cristo, na forma do filho do homem, que veio ao mundo para nos salvar. O mundo todo comemora neste dia, o nascimento do filho de Deus, que nasceu, viveu e morreu pregado na cruz para salvar a humanidade. Não vou aqui contar histórias fantásticas sobre o Natal, mas sim, relatar na forma de conto, uma história verídica, que aconteceu e acontece muito nos dias de hoje. Quero prestar um testemunho de como uma traição, num relacionamento empregatício, pode mudar o rumo do Natal de uma família, que o ano todo sonhou nessa data, se reunirem. Senhor Emanuel trabalhava há sete anos na empresa de tecnologia de um conhecido líder religioso, fundador de uma igreja evangélica, muito conhecida no Brasil e no mundo todo. Segundo o próprio líder religioso, ele é um homem temente a Deus. Há sete anos, que Senhor Emanuel, se preparava para visitar sua sogra num outro estado distante. Durante todo esse tempo esperava ansiosamente encontrar a família de sua mulher e rever a sogra, que estava muito doente. Para isso precisava fazer economias para as passagens, alimentação, etc. Esse era o grande sonho do Senhor Emanuel. Bem empregado, havia acabado de formar em advocacia, a sua filha caçula. Casou no mesmo ano, outros três filhos. Tudo parecia estar bem na vida do senhor Emanuel. Preparava para curtir a vida com a esposa, que há anos, sofre de uma doença degenerativa, que ataca os ossos e precisa de tratamento especializado e muito repouso em regiões de clima quente. O destino preparou uma armadilha para senhor Emanuel. Uma mudança inesperada na vida do senhor Emanuel, mudaria todos os seus planos e colocaria tudo a perder. Senhor Emanuel, numa atitude inexplicável do empresário, líder religioso, foi demitido de seu emprego por justa causa, sem que houvesse motivos para tal decisão. Senhor Emanuel entrou em depressão e quase que teve de ser internado para tratamento da saúde. Mais surpreso ainda ficou quando descobriu que depois de fundar uma empresa, trabalhar sete anos, montando-a, tornando-a produtiva, nada tinha a receber. Segundo o líder religioso, ele tomou tal decisão em nome de Jesus, acusando senhor Emanuel de ter lhe dado prejuízos na sua empresa.  Uma das coisas mais absurda e mesquinha que aconteceu na vida do senhor Emanuel. Uma empresa avaliada em trinta milhões de reais é a empresa que senhor Emanuel montou e que deu prejuízo ao líder religioso, o homem segundo ele próprio, homem de Deus. Tudo acabou. A viajem do senhor Emanuel, o sonho de visitar a sogra doente terminou.  Já com mais de sessenta anos, senhor Emanuel há dois anos está desempregado e reluta em arrumar emprego para poder dar uma condição de vida melhor para sua esposa, que operada está com dificuldades em locomover-se. Tentou trabalhar por três meses em São Paulo, novo tombo, não recebeu e teve que arcar com as despesas de permanência por lá. A irresponsabilidade de um mal empresário fez com que senhor Emanuel perdesse as diretrizes traçadas durante um ano inteiro. Senhor Emanuel está melhor e continua procurando trabalho. A impressão que se tem um cristão, que acredita em Deus, a principio, quando tais fatos acontecem é que Deus premia os maus intencionados empresários e lideres religioso, que em seu nome vivem por aí pedindo dinheiro aos fiéis, normalmente pessoas desgostosas com a vida, vivendo na miséria, são presas fáceis dessa picaretagem que se dizem homens de Deus. Uma coisa senhor Emanuel aprendeu, não se deve misturar tecnologia com religião, não dá certo. Normalmente empresários da área religiosa, que se dizem tanto ser tementes a Deus, são os maiores causadores de injustiças sociais. Segundo esse líder religioso, que demitiu senhor Emanuel, todos nos prestaremos contas a Deus um dia, e, que disso ninguém escapará. Também senhor Emanuel acredita nisso e espera que os acertos com a justiça divina cheguem no momento certo para o líder religioso e, que tudo aquilo que fez e apossou de seu semelhante, serão devolvidos em dobro, custe o que custar. Senhor Emanuel, agora melhor da saúde continua acreditando na justiça divina, porque na justiça dos homens ele não acredita mais. Enquanto a justiça divina não vem, senhor Emanuel já pensou por várias vezes fazer justiça com suas próprias mãos, tamanho é seu desespero sem dinheiro para cuidar de sua esposa. O processo trabalhista do senhor Emanuel está na Justiça do Trabalho de Minas Gerais há mais de dois anos e até agora as testemunhas ainda não foram ouvidas por falta de Juiz trabalhista na Vara de sua cidade. Isso é uma vergonha para nosso país e uma humilhação para o senhor Emanuel. Viva a Democracia! Se é que existe!

Autor-Armando Lemes-12 de novembro de 2012.