A Sessão de Cinema
              Conto - Cotidiano
 
 
Naquela época, início do ano de 1962, os jovens dos subúrbios tinham poucas opções de entretenimento. Quando um convite surgia era recebido com muito entusiasmo. Foi o que acontecera com Aline.
A jovenzinha adolescente recebera um convite irrecusável: Ir assistir a um filme no próximo sábado. E essa seria então, sua primeira vez ao Cinema.
Com o romantismo e a paixão batendo à porta do seu coração, ficou eufórica para que o dia chegasse logo! E ficou se perguntando: como seria o Cinema? E qual seria o título do filme que veria?
O Cinema era situado ao lado da Igreja Católica, no Bairro de Jacarezinho, no Rio de Janeiro. Sua irmã morava próximo, quase em frente. Aproveitaria então, para fazer-lhe uma visita naquele final de semana.
E com a cabecinha cheia de perguntas e bastante ansiosa, começou a se preparar para a ventura. Separou um vestido de cetim colorido, o mais novo e bonito, e um sapato escarpam cor areia. Lavou os cabelos. Colocou os bobies em todas as mechas dos seus cabelos e, assim ficou no dia anterior. No sábado levantou-se bem cedo. Trajou-se com o vestido já passado a ferro; calçou o par de sapatos previamente escolhido. Nos cabelos, o " misenplys" ficara perfeito sob o laquê. E assim, elegantemente vestida, pegou sua bolsa, que combinava com a cor dos sapatos e saiu sozinha! Naquela idade, ela ainda não tinha namorado...
Aline pegou o trem na estação do subúrbio onde morava e viajou por mais ou menos uma hora e meia. Finalmente, chegou à estação de Manguinhos - Rio de Janeiro. Desceu a grande escadaria da Estação Ferroviária e foi direto à casa da sua irmã que morava próximo, na rua principal. O casal já a esperava. O convite viera do seu cunhado Elias. Saíram então, os dois, pois a sua irmã lhe dissera que já havia visto o filme que estava passando.
Ao entrarem no auditório todo iluminado, poltronas confortáveis sobre o carpete vermelho, em declive para a grande tela, Elias e Aline sentaram-se nos primeiros lugares. Elias ria à todas as inocentes perguntas de Aline, deslumbrada com aquele ambiente novo.
Em seguida o locutor anunciou o filme e as luzes se apagaram. E apareceu a sigla MGM - Metro-Goldwyn-Mayer, com a cara e o ronco de um leão feroz. Aline ficou muito assustada! Não tirava os olhos da grande tela, com o título do filme: "Tarzan, o Filho das Selvas". As cenas foram passando, em uma fiel harmonia: a beleza da selva, os bichos no seu habitat, por ela nunca antes vistos. O belo mergulho do herói Tarzan no grande rio, o caminhar sob o dorso do elefante, e outras admirávei cenas.
A jovem mal respirava. E, assim ficou até o final do filme, que durou bastante tempo, creio que umas duas horas.
Depois daquela maravilhosa Sessão de Cinema, Aline voltou para casa tranquilamente, de trem, com aquelas cenas inesquecíveis em sua cabecinha, para se tornar uma grande apreciadora de bons filmes.

Iraí Verdan
Magé, 27 de setembro de 2012.