O poder de Jasmim

Apenas mais uma noite quente. Mais uma noite desse verão insuportável. Porém, há algo de extraordinário. Além da presença, dos melhores amigos de Jasmim, no céu, surgem pequenos focos de luz. São as estrelas. Procure a constelação de gêmeos. Observe-a. Perceba os meteoros. Raios de luz. Beleza natural. Sem igual.

Jasmim se mudara recentemente pra essa pequena cidade, e já havia feito grandes amigos. Era uma garota simpática. Simples. Gostava do pouco, pois para ela o simples se tornava exuberante. Era uma menina tranquila. Harmonia era a palavra que a guiava. Jasmim era realmente uma flor. Um encanto de menina. Ela não gostava do elaborado, do sofisticado. Uma garota assim é algo raro de se encontrar atualmente. Ela queria paz. Queria a calma que havia encontrado nesse momento.

Hoje, as mulheres querem salto alto e maquiagem. Se vestem "para matar". Para "pegar" todos. Pobres e fúteis. Úteis somente para as indústrias de consumo. Apesar disso, são felizes enquanto consomem. São tristes apenas quando se sentem vazias. Será que são vazias? Ah, e já estou me esquecendo de falar da querida Jasmim, e de como ela fazia a diferença.

Ela poderia mudar o mundo. Ela queria mudar o mundo. Queria ajustá-lo a sua forma de vê-lo. Queria pessoas mais intelectuais, menos industriais. Queria um mundo em que não existisse padrão de beleza. Ah, como essa menina era sonhadora. Gosto dessa simplicidade e desses sonhos, admiro o jeito de ser de Jasmim. Ela mudava as pessoas com quem convivia... E essa não é uma forma de mudar o mundo? Mudava o seu mundo.

Nessa noite, Jasmim estava na companhia de seus novos amigos. E cada um, à sua maneira, sentia-se tocado por essa menina. Ela era incrível. Jasmim havia convidado seus amigos para passar a noite na sua fazenda, que era próxima da sua nova cidade. E lá estavam, sentados no escuro. Apenas a luz do velho lampião, ao longe, iluminava-os. Era agradável. Assuntos iam e vinham. Risadas. Segredos. Tudo se passava entre eles. Os olhares misteriosos, a confiança selada.

Era um desses momentos, que são únicos na vida. E eles souberam aproveitar cada segundo. Sugar cada gota de néctar do momento. Nunca sabemos se realmente estamos tirando proveito dos momentos por mais que nos obriguem a aproveitá-los. É essa história de viver, e de saber viver.

Jasmim. É ela sabia viver e em cada momento passava isso para os amigos. Não sei como alguém tão nova, sabia de tantas coisas.

A noite deixava aquelas crianças em paz, deixava que elas criassem um universo avulso, onde só elas pudessem viver. Jasmim conduzia cada um, ela deixava-os reflexivos. Ela fez isso com todos seus amigos, e quanto mais pensavam mais dúvidas tinham. As certezas deles agora eram que estavam vivos e que algum dia sua existência na terra se encerraria. Sabiam também que havia amor e cumplicidade entre eles.

E a noite foi embora, levando embora as certezas e as dúvidas. Cada um estava mudado depois dessa noite, cresceram. Então, o dia chegou trazendo paz e harmonia. O dia chegou para dizer que qualquer um pode mudar o mundo. Só começar por si próprio e as pessoas ao seu redor, algum dia terás mudado o mundo. Afinal, você e as pessoas que estão ao seu redor que compõe o seu mundo, não?

Júlia Farolfi
Enviado por Júlia Farolfi em 28/01/2013
Código do texto: T4110360
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2013. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.