Francisco

Mais um dia típico de verão. O calor insuportável. E lá vai Francisco, com uma mochila nas costas e de calças jeans, mencionarei que estava com uma camiseta básica – porém, preta – o que o fazia sentir mais calor do que estava. É, era um dia bonito devo confessar...

Parado esperando o sinal fechar para atravessar refletiu sobre o quão recente era sua cidade e quantas pessoas já haviam passado por ali. Imaginou pessoas com carroças, com roupas simples... Depois voou e imaginou algumas cortesãs... Mais um pouco e imaginou inúmeros drogados... Imaginou famílias felizes passeando... E sua mente virou um pouco de tudo. Com o sinal ainda fechado decidiu prosseguir pela calçada que estava afinal logo a frente haveria outro sinal... Sempre há vários sinais em cidades grandes, e do vermelho pro verde passam num picar de olhos a critica do Francisco era essa, que passavam tão rápidos que às vezes ele nem via o sinal abrir para pedestres...

Francisco observava atentamente desde que era garoto, todas as pessoas e os edifícios, as casas antigas e os shoppings... Francisco gostava de viver observando. Ao caminhar todos os dias, para se manter vivo – e realmente se mantendo, pois estava atento. Aos 87 anos, ele possui uma alegria gigante e um senso de humor invejável. Acho que ele era feliz. Sim, era.

Nesse dia, Francisco não percebeu que o sinal fechou, e seus passos eram lentos, nesse dia não haveria ninguém para ajudá-lo, estava só. No meio de uma grande avenida... Já era de se esperar. Um carro passou... E por ironia do destino não o atropelou e ele se assustou. E tanta era sua falta de sorte, que nesse momento acabara tendo um infarto do miocárdio. Parece uma dessas histórias que lemos todos os dias em páginas de jornal, mas o fato é que ele não havia sido atropelado como está nas capas...

Agora Francisco estava em uma maca, a caminho do hospital... Aquela sirene que costumava ensurdecê-lo. E dessa vez nem pode ouvi-la. Seus suspiros pararam próximos a calçada, quando ainda estava caído no asfalto. Sua vida, incrível vida, simplesmente acabara.

Nesse momento todos os parentes, próximos ou não, que ele possuía resolveram aparecer. Já não adiantava. Seus netos, bisnetos. Todos queriam poder ter a oportunidade de ver a alegria espontânea de Francisco pela última vez. O que não sabem é que, Francisco, foi feliz até o último segundo de sua vida. E que apesar das saudades que iriam sentir, já não fazia diferença, pois Francisco já não estava mais ali... Qual o motivo de a família só aparecer para visitá-lo depois que ele faleceu? Ah, é. Eles iriam sentir falta... Mas sentiriam falta de alguém de quem não estavam perto quando houve um acidente, fatal. Grande exemplo de família. Grande exemplo de família, seu Chico. Só você que era importante pra mim de todos eles, pois você era o único feliz, o único que sabia ser você mesmo.

Feliz aniversário de 88 anos, o céu aguarda por ti.

Francisco nasceu dia 23/02/2013 às 15h e morreu dia 23/02/2013 às 15h 17 minutos.

Júlia Farolfi
Enviado por Júlia Farolfi em 23/02/2013
Reeditado em 23/02/2013
Código do texto: T4156301
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2013. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.