Lábios de Garrafa

Josias nem via naquele momento de onde, mas a pancada que levou tinha sido forte. Uma garrafa bem lançada em sua cabeça no meio daquele tumulto todo onde ele nem tinha idéia do que estava acontecendo. Não fez nada que o levasse àquele destino, a não ser estar ali. Quando voltou a si viu aquela figura muito conhecida. Era seu pai, seu Vanderlei era quem cuidava de seus ferimentos. Dizia que ele não fora levado a um hospital por sorte, já que os estragos em sua cabeça não foram muito graves.

Josias era um jovem normal, responsável, inteligente, esforçado, que estava cursando sua faculdade de Odontologia e não tinha sonhos impossíveis. Apenas desejava ter uma profissão, onde pudesse ajudar seu pai e se manter, além de um dia formar sua própria família. Para isso parecia bem encaminhado, pois a companheira ideal já parecia ter sido encontrada. Rebeca era uma bela moça que aparentava ter uns vinte anos, mas já tinha seus vinte e cinco. Personalidade forte, guerreira, calmíssima em algumas situações e agitadíssima em outras. Em alguns momentos possuía uma meiguice fora do comum, em outras fazia valer sua personalidade e se defendia de todo jeito mesmo que não parecesse em nada com aquela mulher meiga de outros momentos. Só uma coisa não caminhava na mesma direção de um romance entre os dois. Seu Vanderlei não gostava em nada dessa idéia, pois Rebeca não parecia em nada com seu modelo de futura mulher de seu filho.

Paralelamente a esse drama, sua vida na faculdade andava sem sobressaltos, pois logo se tornaria um dentista, pensava ele. O ensino dele era pago, e sem explicar porque a direção da universidade quase dobrou o preço das mensalidades. O que valeria para o próximo semestre. Ele não sabia como dizer a seu pai. Ia esperar até lá na esperança de mudanças nesse horizonte que começava a ficar cheio de nuvens carregadas. E seu romance com Rebeca ia cada vez mais caminhando para algo mais sério.

O tempo passou e chegou a hora de Josias levar toda aquela realidade tanto financeira quanto amorosa ao conhecimento de seu pai. Logo no começo da conversa Seu Vanderlei começou a minar toda a coragem de Josias dizendo que seu salário havia diminuído e seria tudo mais difícil dali pra frente. Josias então ofereceu trabalhar no tempo livre que tinha pela manhã. Ouviu um sonoro não que o lembrou a dor causada por aquela garrafa lançada que o tinha ferido. Então, tomando a palavra, Josias falou sobre seus anseios. Primeiro viu um semblante triste quando falava sobre sua faculdade, mas depois viu uma cara raivosa quando o comunicou de um possível casamento dele com Rebeca. Agora sim tinha certeza! Aquele momento era mais doloroso que um momento onde fosse ferido não por uma, mas por mais de cinco garrafas.

Um mês depois, acabadas as férias, Josias dizia a seu pai que havia juntado um dinheiro que daria para bancar o semestre na universidade. Na verdade ele estava trabalhando pela manhã mesmo contra a vontade de seu pai. Dizia que nesse semestre as aulas eram mais intensas, e assim ia levando sua vida. Quanto a Rebeca, fora ela mesmo que o tinha aconselhado a bancar seus estudos com seu trabalho e então estava o esperando até que se formasse para enfim ter, por intenção dela própria e sem Josias saber, uma conversa longa com Seu Vanderlei.

Eis que o dia de tal conversa chegou, pois já havia uma semana que Josias tinha se formado. Rebeca tinha ido à casa de Josias em um momento em que sabia que o mesmo não ali se encontraria. Sem se intimidar e logo após cumprimentar Seu Vanderlei, foi direto ao assunto. Disse que amava o filho dele e que estava apenas o comunicando que seu casamento com Josias aconteceria com ou sem o consentimento dele. Dizia também que ele pensasse na felicidade do filho, pois desejava muito que ela não fosse razão de um rompimento entre eles. Seu Vanderlei pensou, pensou e mudou a visão que tinha de Rebeca, pois a conhecia por aquela calma de sempre e a fazia em sua cabeça a imagem de uma mulher fraca para a vida, mas agora via uma leoa à sua frente, então finalmente resolveu abençoar o casamento.

Dias depois do casório, Seu Vanderlei havia ouvido sem querer Josias falando de seu trabalho durante seu último semestre na faculdade. Ficou de certa forma triste por ter sido enganado e por não ter ele, o pai, livrado seu filho dessa única alternativa de trabalhar para pagar seus estudos. Mas depois pensou bem e acabou pedindo desculpas a seu filho por não ter entendido os seus sonhos e o quanto ele se esforçaria para realizá-los. Josias por sua vez dizia que o pai não devia se desculpar de nada. Mas, feliz, Josias dizia para ele mesmo: - Meu pai querido, o Sr nunca mais vai parecer ter lábios de garrafa, nunca mais!!

Frank Santos
Enviado por Frank Santos em 22/03/2007
Código do texto: T421359