Gentile

Como sempre Gentile acordou cedo, cuidou dos passarinhos nas gaiolas, pegou sua bengala e foi direto à padaria onde tomou seu café com leite e aquele pão quente com manteiga, voltou pra casa com outro pão para sua companheira de mais de quarenta anos, que ainda estava dormindo, em seguida foi até o portão da casa, sentou num banquinho e ficou vendo o movimento de sua rua, quem passava o cumprimentava, e assim ficou até as nove horas, quando com cinquenta reais no bolso se dirigiu para a tabacaria para fazer um fezinha no jogo de bicho, pegado a tabacaria tem a praça principal da cidade e ali ele se senta na expectativa que outros idosos como ele logo cheguem para um gostoso bate papo acerca do futebol principalmente.

Enquanto esperava viu que um senhor com a bíblia debaixo do braço se chegou a ele e lhe perguntou:

Bom dia, o senhor me pode dizer onde tem uma tabacaria por aqui?

- Logo ali ele disse apontando com a bengala a direção.

O senhor então se movimentou naquela direção e Gentile ficou observando, Raul, outro aposentado chegou e lhe disse:

- O que você ta olhando?

- Tava aqui sentado e um senhor com a bíblia debaixo do braço veio me perguntar onde fica a tabacaria, eu lhe disse e ele foi naquela direção, tava olhando pra ele.

- Um senhor com a bíblia debaixo do braço?

Isso.

- Gentile que chato, o Serafim e o Manolo que morreram recentemente também receberam a visita desse senhor e depois de um mês mais ou menos foram pro buraco fundo.

- se ta brincando.

- não pera ai, ta chegando o Haroldo não fale nada.

- Bom dia Haroldo, alguma novidade?

- Tudo veio, políticos roubando, meu time perdendo, e vocês como vão?

- Na mesma meu canário voltou a cantar. Disse Gentile.

- - Amanhã vou atá o sitio ver como vão as criações, vocês querem ir?

- Amanhã não dá vou na missa de sétimo dia do Serafim.

- è amanhã, que horas?

- Bem cedo será junto com a missa das oito.

- Essa hora já estarei lá.

- Vocês souberam como ele morreu?

- Foi enfarte, num domingo sem ninguém em casa, quando o filho dele chegou ele já tava morto.

- Vocês ficaram sabendo sobre o homem com a bíblia debaixo do braço?

- Eu, ham ham, disse Gentile, não o que é?

- Então, o Serafim tava aqui, esperando a gente chegar quando um senhor com a bíblia debaixo do braço chegou até ele e perguntou onde era a tabacaria, Serafim o acompanhou até lá mas quando tava chegando pertoda tabacaria, o homem disse que era só pra saber e se mandou pros lado do cemitério.

- Gentile ficou pálido sua bengala caiu de sua mão...