'' JOÃO E IRACEMA ''

Ohhh Cema...se voce me ama, se voce me adora, por favor Cema não me deixa dormir prá fora, tá frio Cema, tem dó...deixa Cema, deixa eu entrar e deitar com voce na nossa cama...deixa vá Cema..ohhh Cema , faiz isto comigo não Cema...ohhh Cema ce tá me ouvindo?

A Cema parecia que não tava...mas eu tava...quem que consegue dormir com um barulho destes? e assim tem sido já varias noites...João o marido de Iracema, que é conhecida aqui no bairro por Cema, deu de uns tempos para cá de não trabalhar mais, sair de dia perambulando pelas ruas e de noite se enfia no Bar do Zé da esquina, fica por lá jogando dadinho, bilhar e bebendo rabo de galo...eu nem sabia direito que bebida era esta..dona Eulalia me disse....credo!!!bebida forte mas barata, e ainda misturada...fernet com num sei nem o que...acho que foi isto que ela disse, nem me lembro direito...ughsss!!!

João é filho da dona Eulalia, minha visinha e amiga, bonachona dona Eularia, linda ela, a coitada já está nos seus quase setenta, ficou viuva aos 62, morava sozinha e como ela gostava da Cema demais da conta e tinha a netinha Dani e mais o filho eles se acertaram e vieram morar na casinha dos fundos no quintal da dona Eulália, no começo foi tudo bem, mas depois João degringolou, parou de trabalhar, não pagava mais aluguel e o pouco que ganhava gastava no bar e nos jogos que tem por la...maluco acho que João ficou...cruzes!!!

E meu quarto, a janela do meu quarto, fica no alto e na direção certa e reta da casa dos fundos onde eles moram e toda noite agora é esta miação, latição que parece mesmo gato e cachorro brigando no escuro..ele batendo nas portas e janelas, dando murros e chutes, Cema não abrindo, se tranca lá dentro e se finge de morta..a filha Dani vai dormir com a avó no quarto bem nos fundos que é para não ficar com medo e apavorada...e dona Eulalia, coitada, não quer e nem pode se meter na briga de marido e mulher...nestas brigas ninguem mete a colher...ahhh sim, se fosse comigo eu metia era o pau de macarrão isto sim...desaforo!!

E João na sua latição de cachorro valente mostrando os dentes, chamando Cema de meu bem, de paixão, abre, abre a porta coração..ela não abre e ele fica então depois chamando a mãe...

Mãeeee...mãeee...a Cema não quer abrir a porta para mim, manda ela abrir manda mãe...mãe vem aqui e me ajuda a levantar..eu cai mãe e não consigo levantar....mãeee...mãeeee....aiiii que reiva!!! e eu é que tenho que aguentar...vou para a sala, deito no sofá, cubro a cabeça com dois travesseiros que é para esta ladainha não escutar..e de repente escuto

Psssiuu Jão...para com isto, para já e vai deitá na oficina lá do fundo...ce sabe que tem uma cama por la...vai lá vai Jão...fica queto Jão oce ainda vai acordar toda a visinhança com esta falação..tô mandando Jão...vai deitá .....era dona Eulalia, coitada, ela nem abriu a janela, falava com ele atraves da veneziana...e ele deveria estar no chão de cimento gelado chorando feito criança...eu não o via, só escutava a falação....e ele lá se lamentando, se lamuriando...e chamando a Cema

Aquela voz mole e pastosa dizendo mil vezes Ceeeemaaa, Ceeeemaaa....que horror!! e nada da Cema...alias, Cema sempre foi mesmo uma sonsa, calada, quieta demais pro meu gosto...mas tinha um olho!!! não falava, '' mau'' sorria mas sabia de tudo, espiava tudo, mas sempre foi muito educada, calma e boa mãe e trabalhadeira, o Jão foi sua primeira e unica paixão...e quando Jão começou com estas maluquices ela avisou...ou para ou vai dormir no galinheiro..ele não parou e falta pouco para ela colocar uma cama junto com o galo e as galinhas..dona Eulalia aprova, ela não dá mole pro Jão não e me contou varias vezes que a Cema ainda é apaixonada pelo Jão....tadinha!!!

Morro de dó deles todos, dela, da Cema, da dona Eulalia e da Dani, a filha Daniela....lindinha!!! do Jão não tenho dó não, quer dizer ter eu tenho, mas não gosto de demonstrar, sou durona com ele, ele 'as vezes me pede para limpar o meu jardim, o meu pomar e o quintal, eu combino o preço e deixo...faz cada merda por lá que dá gosto, mas eu lhe digo isto e que não vou deixar ele vir limpar, ele fica na ladainha e eu lhe prometo que tã bão então João..eu te chamo sim, ele pega os trocados e ja vai reto e direto pro bar...fico fula da vida mas para evitar mais e mais falação eu faço o que faço...dona Eulalia e até a Cema ja me pediram para isto não fazer...mas eu tenho dó, coitado!!

E por agir assim com ele eu me saio bem..ele não escuta nada nem ninguem, nem dona Eulalia, mas quando eu me encho daquela falação toda, abro a janela e chamo o pobre Jão...Jão, é a Mélia, vai deitar Jão vai ...levanta dai, voce consegue sim, levanta e vai deitar...amanhã eu fala com voce...tem o jardim para limpar viu Jão? ta`me ouvindo Jáo?....tö dona Melia....eu tö levantando...vö deita, e eu fico na espera...percebo que ele se levanta, escuto a porta da oficina se abrindo, e vejo a ponta da cabeça dele, ele entra e nem fecha a porta e o silencio se faz presente na noite fria....até que enfim Jão foi dormir e parece que todas nos mulheres indefesas tambem vamos..ufa!!!

E antes de fechar a minha janela vejo a luz da cozinha da Cema piscar trez vezes...ela está me agradecendo deste jeito, não poderia ser de outro...se ela fala e ele escuta, pronto!!! começa tudo de novo....e dona Eulalia amanhã logo cedo já vem com pedaço de bolo tomar café aqui em casa...e ficamos na prosa gostosa...Cema vai levar Dani na escola...e o dia começa e a vida continua.

João levanta tarde, toma seu banho, Cema lhe serve café, dona Eulalia lhe dá bolo, ele fica por ali zanzando, coloca a escada do seu lado no muro, me chama, eu atendo...ele é tão bonito, combinamos que amanhã ele vem carpir o jardim e combinamos o preço, e eu fico pensando com seria bom que fosse sempre assim...nesta paz.

O dia passa, a noite chega...e meia noite e meia já começa de novo a falação...Ceeemaaa...Ceeemaaaa....ahhh não, penso eu, de novo não...eu num ''guento''...guento não....vou dormir no quarto lá dos fundos tambem...mas pouco adianta, meus ouvidos teimam em ouvir a ladainha da cema....Ceeemaaa....Ceeemaaa....e de tanto ouvir apago, não escuto mais nada...tambem, pudera!!! tomei trocentas pilulas para dormir...hahahahah...mentirinha, é canseira mesmo...das brabas.

No dia seguinte conto isto para dona Eulália enquanto tomamos café..ela ri, eu rio...e lhe digo..que nunca pensei que dormiria com um barulho destes...mas eu consegui...dormi!!!!...viu? viu como e`possivel sim dormir com um barulho destes? se eu dormi voce tambem dorme....cruzcredo!!!

=============

AMELIA BELLA
Enviado por AMELIA BELLA em 24/06/2013
Código do texto: T4355564
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2013. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.