O FEIJÃO ENTORNADO

São histórias de família o que vou contar.

São muitas, mas por hoje bastam duas.

Meus tios eram espanhóis, de Almeria, imigraram e vieram trabalhar na lavoura.

Trabalho pesado que era compensado, à noite, antes de dormir, por reuniões, papos gostosos em "castelhano", (naquele tempo "espanhol" para mim não existia, o que havia era a língua de "castela" - ver observação no final), e cantoria.

Meu tio mais velho insistia em aprender a tocar violão.

Para tanto precisava de um cantor.

E ia buscar o caçula: "José".

Meus tios pronunciavam "Rossé".

Meu tio começava o acompanhamento no violão e dizia:

"Canta Rossé".

E o José não cantava.

"Canta "Rossé!"

Nada do José cantar.

"Canta "Rossé!" - repetia irritado.

Então ele parava de tocar o violão e ia dar uns cascudos no irmão mais novo.

"Ai, ai, ai..."

"Rossé" eu mandei você cantar."

José não abria a boca.

Depois de vários cascudos José cantava.

E todos acabavam cantando juntos.

......................................

José, ou "Rossé", é que se saiu com essa:

Um dia ele foi levar o almoço para meu avô que trabalhava no plantio de alho.

No caminho foi sentindo o cheiro do feijão feito na hora, com gordura de porco, uma tentação.

Ele adorava feijão.

E não resistiu.

Sentou à sombra de uma árvore e comeu o feijão.

Ou melhor, comeu os caroços de feijão, com as mãos, catando com os dedos, um por um, tenros, macios, deliciosos...

Quando chegou onde meu avô trabalhava justificou-se:

"Pai, o feijão entornou, derramou no chão... só consegui recolher o caldo..."

................................................

A constituição da Espanha diz que a língua oficial do país é o "espanhol".

Meus avós e meus tios imigraram bem no início do século XX, e nesse tempo falar "Castelhano" era mais do que falar uma língua, era uma posição política: estar filiado ao Reino de Castela.

O castelhano foi ganhando prestigio e território no século XIX, com a dissolução dos reinos da Espanha e criação do reino espanhol.

Língua "espanhola" é o mesmo que "castelhano", que triunfou sobre as demais línguas regionais, especialmente com a vitória de Franco no conflito civil do ano 1.936 (Guerra Civil Espanhola).

Obrigado pela leitura.

Araçatuba - SP, julho / 2013.

Sajob