PAPA OU CACHAÇA?

PAPA OU CACHAÇA?

Baseado na obra de Messias Holanda.

Mariana, uma menina moça bem bonita e bem fogosa, adorava passear pela cidade ao cair da tarde olhando o que havia de novo nas lojas, quais filmes estavam em cartaz, paquerava com alguns jovens do lugar e outras coisas do gênero. Como sua família trabalhava até mais tarde da noite, ela se virava comendo na rua mesmo. Nesta tarde chuvosa e fria, estava Mariana passando pelas ruas do centro, quando avistou ao longe uma grande aglomeração que se formava, curiosa, a moça foi em direção ao fluxo de pessoas que caminhava euforicamente para um amplo e largo espaço.

Em sua casa, Mariana tinha a maior liberdade para falar do que jugasse conveniente, inclusive de sua vida amorosa e sexual, seus pais eram bem complacentes e livres de muitos preconceitos, sempre a aconselhava do que era oportuno, mas, não a impediam de nada. Como é bem comum entre as mulheres, ela e sua mãe faziam comentários bem picantes quando estava a sós, coisa do tipo: Mãe, o fulaninho é bem romântico, mas, muito ruim de cama, ou: Beijei cicrano, e ele quase me engoliu com aquela boca cheia de dentes. Era com a maior naturalidade que fluíam esses cavacos.

Quando Mariana tentava acompanhar a multidão, ainda sem saber do que se tratava, resolveu, devido a grande movimentação, parar num bar ali próximo para tomar um lanche. Moço tem algo bem quentinho pra passar o frio? Inquiriu esfregando as mãos. O Sr. Lucena proprietário do bar respondeu, Temos sopa, caldo verde, e fava. Eu queria uma coisinha mais doce, o senhor tem chocolate quente? Não, respondeu já meio arrogante o dono do bar, era um cara bem honesto, afobado, sem papas na língua e muito abusado: um tipo de seu “Lunga” daquela região. O senhor tem papa de maisena? Mais uma vez perguntou a moça. A madame já viu que horas são? Eu sirvo papa até as 4:00h, e já são 6:35h depois desse horário só sirvo bebida e tira gosto. Você quer uma cachaça? Porque isso não é hora de pedir papa em bar, mas como gostei de você, vou preparar seu prato. Não, não bebo álcool. A moça caiu na gargalhada com o trocadilho do Sr. Lucena e esperou a guloseima vendo a multidão que passava pela rua. Pra onde vão todas essas pessoas seu Lucena? Minha filha, na sua casa não tem televisão não é? Pra combinar com seu pedido: é o Papa Francisco que está visitando nossa cidade, e vai fazer uma reza bem ali na frente. Nossa senhora, eu havia esquecido, que cabeça essa minha, é a visita do papa ao Brasil, e justamente eu pedindo papa pra comer, kkkkkkkkkk, riu com mais intensidade ainda, contagiando alguns clientes que estavam lá.

Havia um senhor encostado no balcão, que perguntou a garota, como é seu nome? Mariana, ela respondeu. O meu é Messias Holanda, prazer. O homem pegou um papel e um lápis e começou a escrever...

Mariana tá querendo comer papa de maisena

Ela tá querendo ir lá no bar do seu Lucena

No seu Lucena o bar tá quase fechado

Ele é muito afobado, ele não vai atender

Parece até que to ouvindo gritar

Isto não é hora de pedir papa em bar

De pedir papa em bar

Mariana aproveitando-se daquela situação engraçada, inventou de pregar uma peça em sua mãe. Mãe, estava perto da estação Central do Brasil, e adivinha o que comi? A mãe de Mariana respondeu a pergunta com outra pergunta: minha filha, quem está lá neste momento é o papa, não vai me dizer... Exatamente mãe, interrompeu Mariana, papa, comi o papa, e sabe o que foi que ele me falou? Não, o que minha filha? Isso não é hora de pedir papa em bar, mas mesmo assim atendeu meu pedido.

Santo Deus, o que Albanita (vizinha da frente) vai falar quando souber que vou ser avo do filho do Papa. Aquela velha fofoqueira vai contar imediatamente ao vigário, vão me expulsar da igreja, o Papa vai ser destituído do cargo, o Vaticano perderá a credibilidade e o mundo sara inteiramente pagão. Estamos perdidas. Mariana se divertindo muito falou para a mãe, calma mãe, calma, estava bem quente e um pouco mole, mas coloquei tudo na boca e engoli a maisena, uma delícia. A mão da menina disse enfurecida, poupe-me dos detalhes sórdidos Mariana. Mariana então foi explicar a verdade dos fatos, e resolveram também fazer o mesmo susto ao pai. O moço quase morre do coração ao receber a notícia, mas, logo a verdade veio à tona, e tudo virou música. Agora vamos assistir as bençãos do Papa, e pedir em silêncio o perdão pela blasfêmia. E para comemorar, vamos comer papa de maisena assistindo o papa abençoar as famílias que nada tem para jantar.

M. C. MEIRA 26/07/2013

MAERSON MEIRA
Enviado por MAERSON MEIRA em 26/07/2013
Reeditado em 26/07/2013
Código do texto: T4405736
Classificação de conteúdo: seguro