POR UM FIO DE CABELO

POR UM FIO DE CABELO.

Chegaria o tempo em que eu largaria a liberdade por um fio de cabelo. Porque um fio de cabelo tomaria minha liberdade? Por alguns motivos: o fio de cabelo é finíssimo, liso, comprido, pode variar na cor, aparentemente sua função é apenas enfeitar e esquentar a cabeça. Mas não é tão simples assim, aliás, pode ser bem complexo. Aquela sensação de ter cabelos longos e cheirosos esparramados em seus ombros, tocando suavemente seus mamilos, escondendo aquelas orelhas de abano, brilhando no sol ou voando ao vento. Lúdico. Percepção de poder, superioridade, volume, simetria e aromas. Ilusório. Balanço, nuance, flexibilidade, maciez, brilho, posicionamento. Quimérico. Um pequeno universo de alterações imperceptíveis ao olho do homem. Irreal, imaginário, utópico. Cabelo, pelo, barba, bigode, penugem, buço, canhão, pentelho. Muitas denominações para uma só matéria, muitas matérias em cima de um único corpo, o corpo que segura à cabeça que segura os cabelos que se tornam um eco sistema. Uma micro visão num macro ambiente. Passei grande parte de minha vida sem sequer imaginar quais efeitos teriam esta parte do corpo humano sobre uma mulher, o quanto seria importante à beleza capilar, a segurança que impressionantemente os cabelos proporcionam á quem os cultiva, a mentira de quem não tem cabelo, ao dizer que nunca fez questão, ou está louco para perder o restinho que tem. Há quem pinte, escove, arrume, corte, hidrate, alise. Outro dia quase me separo da minha mulher pelo fato não haver percebido os dois centímetros cortados e o meio tom na cor modificada, é bem comum este tipo de reação das mulheres devido tal importância que tem na composição do visual. Uma mulher jamais sai de casa sem penteá-los ou ao menos escondê-los, caso não haja tempo hábil para arrumá-los. É objeto de discórdia e destruição de lares, um simples fio de cabelo diferente na camisa do marido, mesmo que seja de sua mãe ou irmã. Outro dia ficou preso ao painel do meu carro um fio vermelho, foi um Deus nos acuda para explicar que era da minha colega de trabalho que pegou um carona por seu carro está enguiçado. Realmente, como falei no começo desta matéria, serve bem para esquentar a cabeça do marido numa destas situações, como pode enfeitar a mesma com um par de chifres se a mulher desconfiar que esteja sendo traída. Ela que um dia foi finíssima, passa a ser grosseira, de tanta raiva mudou a cor e ficou vermelha, longo também foi o sermão, o ar de superioridade lhe subiu a cabeça e a coisa fedeu, não tem mais aquele brilho no olhar nem aquele alisado carinhoso, volume só na voz, flexibilidade só na mão para lhe bater, a maciez completamente extinta e o posicionamento firme em suas convicções de mulher traída. De fato todos os adjetivos que citei anteriormente, agora se encaixam perfeitamente em minha própria destruição. E foi assim que perdi minha liberdade de sair, beber com amigos, farrear e me divertir. Perdi muito tempo de minha vida me dedicando a isto. Sou médico dermatologista com pós-graduação em tricologia e processos cosmetológicos, mestrado em visagismo e terapia capilar, doutorado em avaliação terapêutica de novos fármacos e pós doutorando em desenvolvimento químico de formulas capilares restauradoras. São anos e anos dedicados a estudos para melhorar a saúde dos cabelos e fazer a alegria das mulheres.

M. C. MEIRA. 23/08/2013.

MAERSON MEIRA
Enviado por MAERSON MEIRA em 23/08/2013
Código do texto: T4447880
Classificação de conteúdo: seguro