ADIV - UM CONTO POR ANITA FERRAZ

A vida. Doce e suave vida, cheia de açucares e de chocolates. Vida que adoça o limão e que deixa o cítrico como o melhor mel. Vida; vida de viver, vida de amor, vida de prazer. Vida de filmes, de novelas, vida de seriados. Mas não a minha vida. Não a vida que vivo, não a vida real e trágica que me acompanha a cada instante.

A vida é muito mais que um sonho, que um prazer, muito mais que chocolate, muito mais que açúcar e desejos... A vida é mais, é muito muito mais que isso. Ela é assassina, bandida, criminosa e psicopata. A vida é suicida, é amarga e é devoradora de sonhos puros. A vida é como uma puta da mais baixa categoria, é como o marinheiro que se atirou no mar, como o navio que encalhou na praia, como o adolescente que se suicidou, como a mãe que abortou, como o serial que matou por prazer. A vida é cruel, é amarga demais. Tao amarga que não me desce pela garganta, tão amarga que o sangue já me incomoda. A vida é tão suja, que nem sei o que ainda faço aqui, moscando na natureza morta e fétida do século 21. Minha revolta enlouquece os sábios e traz duvida aos psicólogos; minha revolta excita os psiquiatras, e traz várias palavras de salvação quando encontro um cristão. Os espiritas dizem que possuo uma clara luz me cercando, enquanto outros dividem opiniões. Mas, seja o que for, ou seja como for, eu não tenho tempo nem mesmo paciência para ficar de gracinha com você. Quero apenas usar a sua mente, quero sugar a inteligência do seu cérebro e depois te dispensar (haha,isso foi brincadeira).

2-8-4. O que isso quer dizer pra você? Nada, ou talvez tudo? Certo? Posso estar errado! 1 de 1. Qual o seu numero, qual a sua chance? Seria quatorze, ou vinte e seis? Faça menos um, sou esse numero, o que chamam de azar, de maldição. Mas não sou o demônio, não sou um enviado das trevas também, e detesto quando acham que tenho um pouco do sangue dele em mim. Eu confio em Deus, mais do que em mim. Ele sim sabe de tudo, e está comigo todos os momentos. Quando em guerra, são em Suas mãos que eu agarro. Quando em trevas, é o nome Dele que eu chamo. Na escuridão profunda, Ele é a luz que vai guiando e me mostrando o caminho. Pode ser difícil, mas eu chego lá. 417 vezes eu disse que você pode se sentar para ouvir a minha historia, mas será 2-2 vezes que eu irei te pedir para se retirar. Se a tortura não te excita, pode ir embora agora. Se você não acha a vida amarga e doce, uma mistura de sal e açúcar na mesma água, eu exijo que você desista agora de ler o que estou escrevendo.

Não me arrependo de minhas escolhas. De nenhuma, sequer. O caminho é difícil, é! Mas eu não posso deixar a vida me impedir de ser feliz pelo que sou. Assumindo o que sou e aceitando que sou feliz por poder viver. Quem me amar, estará ao meu lado ao saber disso. Quem me amar ficará feliz ao saber que eu finalmente me abri e revelei a verdade oculta que tanto corroía meu peito – embora o aço ainda esteja aqui, corroendo, com outras historias - , ainda que não me aceite, que diga quão infeliz e imoral estará sendo a vida que escolhi. Por que o amor não é passageiro, mas eterno. Se continuar sendo amado mesmo após assumir um segredo que mantive guardado por muito tempo, saberei que serei amado por toda a vida. Se isto não ocorrer, eu saberei que a vida apenas me deu o troco por alguma cosia que fiz, talvez em um passado distante; ou então que a vida, esta vida maldita mas adorável, não permitiu que os paradigmas da pessoa fossem traspassados. Pois, as vezes, a vida é comandada pelo amor, ou vice-versa. Quando o amor comanda a vida, o preto se torna rosa e o cinza se torna branco como uma nuvem. O choro traz o sono, a alma não pesa. O pranto cessa quando pensamos que somos tão amados ... quando a vida comanda o amor, tudo de bom e ruim acontece, paralelamente e inversamente proporcional. Não há sentido para muitas coisas, a logica parece perder seu real sentido; o que é bom desaparece quando o mal chega. É a pior comparação, a pior espécie de vida. É a vida mórbida e transfigurada, a vida travestida de sombras ocultas e negras, de paixão proibida e de amor ressentido. Por que a vida não foi feita para mandar no amor, mas o amor foi criado para mandar e para comandar a vida.

Nada me tornou mais forte que a superação. Poder cair mil vezes e me levantar mil e uma, sempre olhando para tudo de forma ampla e retrospectiva. Sempre analisando no espelho todo mal que pode existir dentro de criaturas tão insanas e tão inocentes... Às vezes eu sinto que o erro e o acerto caminham lado a lado, como se fossem dois cumplices de uma vida fracassada. O vicio de viver bem, de acertar sempre, de sempre se calar diante das mais profundas e trágicas situações; tornar o medo um brinquedo de bebê, ver que a vida e a morte são casadas. Por que a vida é assim. Por que a vida é assim? Na verdade, a verdade absoluta é que Deus criou tudo isso que existe; das outras verdades, fugimos como baratas assustadas. De que adianta ter penas, se não podemos alçar voo? De que adianta a cela estar aberta, se estamos acomodados? De que adianta a vida trazer a cura, se não queremos que cicatrize? Barreiras existem, mas também existem trincheiras. Existem lacunas. Existem buracos, fendas, covas, existem montanhas e vales. Se queremos, podemos. Se queremos, o querer nos torna capazes de ver além do alcance e de alcançar o mais difícil objetivo. Decerto, querer as vezes não é poder, mas poder as vezes pode ser querer, quando estamos dispostos a sacrificar o nosso querer pelo bem ou por aquilo que acreditamos valer a pena. Pois saiba, meu amigo, esteja ciente que toda escolha que faz, te traz um corte na carne. Não se apaga uma escolha, se recomeça do caminho da duvida. Não se volta atrás, se nasce novamente. Não é possível olhar para o erro e fazer ele deixar de existir, mas é possível observa-lo e não imitar as suas características; de nada vale olhar o erro do outro e querer fazer diferente, pois você pode errar fazendo diferente e acertar fazendo como ele fez. Cada um é cada um, e possui a sua personalidade, o seu caráter, a sua opinião e a sua consciência. O errado pra mim pode ser certo pra você, e o certo pra você pode ser uma abominação aos meus olhos. Querer impor minha religião ou minha cultura em você, é praticar roleta russa e tortura ao mesmo tempo, é infringir o seu espaço, é mostrar que possuo um ódio mortal e uma inveja ímpar sobre a sua vida. Deus é único, meu caro, e também é universal, mas cada um segue o deus que quer, a religião que quer, a cultura que quer. Cada um vive a vida que acha digna e admirável, pois o meu mundo admirável não é o seu mundo admirável. Se você se corta, se rasga inteiro, o que eu tenho a ver com isso? Se não quer ajuda, se quer seguir um caminho que considero errado, o que posso eu fazer? No meu conceito, a minha estrada é a melhor que há. Mas eu não vivo na sua pele, não sou você. Eu sou eu, e você, meu amigo, você é você e seus pensamentos, você e sua alma. Cada um possui a alma que acha certa e digna.

Você pode estar aí, lendo minha historia e pensando: ‘ o que é que isso tudo tem a ver? Que coisa mais desconexa e sem sentido!’. De fato, querido leitor, eu quero instigar a tua inteligência; quero te fazer usar seu cérebro, gastar seus neurônios, queimar na febre do raciocínio. Por que a vida, a vida, meu amigo, ela não é fácil nem dá todas as respostas. Ela nos engana, nos persuade, ilude e mente. Ela mesma diz: ‘CONFIE’ e também diz: ‘TRAIA’. A vida, ela não precisa ter sentido para ser uma razão, ela não precisa ter forma para morar na tua casa, ela não precisa ser a mãe das logicas para que você entenda que tudo o que fez, ate agora, foi usufruir dela e de todos os seus direitos. Sinto a vida, algumas vezes, como uma mulher em chamas, querendo se aproveitar da minha cama, mas é preciso ter cuidado pois o fogo arde, meu caro, o fogo queima e sempre deixa cicatrizes. Moderando o que e posso sentir e o que eu quero sentir, respeitando os limites que eu mesmo criei para mim, EU mesmo, apenas eu, posso decidir se vou me deitar, se ficarei em pé, ou se virarei as costas. A DECISAO faz parte da vida. Alias, a decisão é aquela parte da ida onde você não sabe para onde vai o teu caminho, mas tem a certeza, embora nem saiba ao certo o que é a certeza, e que vai para um lugar muito melhor do que este onde está. Há continuas bifurcações no seu caminho, sempre haverá. Se fez uma escolha hoje, amanha deverá fazer outra, e depois outra, e depois outra, e assim sucessivamente, até o final da vida, quando as escolhas rumarão todas para um mesmo lugar e objetivo – a LUZ.

Me intriga o fato de sermos sempre críticos de nós mesmos. Uma base de verdade cuja mentira corre solta, feito um unicórnio alado. A vida arde no peito, mas arde tanto que faz o coração não aguentar tanta pressão. Corações enfartam constantemente, pois buscam apoio em lugares errados e vagos. Querido leitor, seja você mesmo. Seja a sua vida, não a vida que assiste, que lê ou que encontra perambulando por aí; seja a sua vida, dê a si mesmo a oportunidade de ser mais que um sonho, de ser mais que aceito, de ser mais que amado. Dê a si mesmo a oportunidade de abraçar esta amarga vida e viver com ela uma relação eterna; não permita que a morte os separe, simplesmente experimentando o prazer que é respirar e viver. Sinta o prazer, se excite em poder viver. Não permita que nada estrague essa relação, que nada rompa o laço que existe entre vocês. A vida é amarga feito fel, é doída feito uma faca cravada no peito, mas é a vida que nos permite estar vivo, que nos permite sentir dores e sentir amores, sentir tudo e de tudo um pouco, de querer sempre e de querer um pouco mais, de desfrutar o tempo e de querer um pouco mais de tempo, de ter amores e de querer ter um pouco mais de amor. A vida é assassina de sonhos quando permitimos que ela mate aquilo que queremos, mas ela também é construtora de ideais, quando permitimos que ela nos tome pelas mãos e nos ajude a alcançar os sonhos e ter as ideias. A vida, caro leitor, a vida é isso; o bem e o mal, juntos em um laço inseparável; a ambiguidade em quatro letras. Amor e vida possuem quatro letras...não pense que isso é sem pensar, não pense que isso é em vão. Nada é em vão, nada é nada e nunca é nunca. Sempre existirá uma vida através do horizonte... Sempre haverá raios de luz após o por do Sol! Por trás da Lua, já parou para observar o reflexo da luz? Lembre-se: estrelas nascem para brilhar, e morrem brilhando (será que vale a pena o sacrifício?).

Anita Ferraz
Enviado por Anita Ferraz em 10/12/2013
Código do texto: T4606658
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2013. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.