Aula de inglês
Pela centésima vez, a professora de inglês tentaria fazer com que Alcides pronunciasse corretamente a palavra “relationship”. Desde o início do bimestre, ela viera tentando essa façanha, mas o garoto insistia em não entender. Porém ela era obstinada, professora veterana na língua dos anglo-saxões e agora Alcides a desafiara. Todos conseguiam pronunciar “relationship”, por que não ele? Seria de propósito? Não era, ele realmente tentava, abria a boca, mas nada saía ou se saía, era algo incompreensível.
_ Vamos lá, garotada, rever a lição anterior.
Ela havia escolhido um texto que continha a fatídica palavra e começou pelo aluno que certamente a pronunciaria sem problema. Em seguida, foi correndo as fileiras, tendo o cuidado de escolher aqueles que não tinham medo do palavrão. Chegou a vez de Alcides:
_ Vamos lá, Alcides, agora é você.
O garoto, já pálido porque sabia que não conseguiria mais uma vez, começou a leitura com voz tímida. Pronto, lá vem ela, “relationship”! ele tentava, tentava, a voz quase inaudível. A professora e a turma aguardavam, todos os olhares sobre Alcides, que suava, tentava, tremia, mas a voz teimava em não sair. A professora tentou ajudar:
_ Alcides, é muito fácil, preste atenção à pronúncia: ri ( com r de barata)-lei-xion-xip. Vamos lá?
Que lá que nada, Alcides fecha o livro, levanta-se da cadeira, agora não mais tímido e em voz alta pergunta:
_ Gente, quem aqui sabe andar de bicicleta?
Todos levantaram as mãos, menos a professora.
_ Tá vendo, professora, andar de bicicleta é a coisa mais fácil do mundo e a senhora não sabe! Pensa que não vi a senhora tentando ontem e levando tombo lá na praça?
A gargalhada foi geral e não restou outra alternativa à professora se juntar a eles.