Medicina centrada no médico é um erro.






Medico como solução do sistema é uma farsa e agora parece que é uma bandeira politica, com a desculpa de conhecimentos técnicos e preparo( o que é absurdo), assim a transferência de responsabilidade é infinita tipo enfermeiro – médico – especialista – médico, assim por diante, tudo isso culmina com o atendimento curto do paciente, não aprofundado. O técnico e o agente de saúde são subaproveitados. Outra coisa , não se responsabiliza o paciente por sua saúde, ele deveria ser o mais interessado, exemplo :
Paciente 59 anos.
Diabética
hipertensa
fumante
uso abusivo de alccol
obesa
medicações: atenolol, hidrocotiazida, anlodipina, enalapril, losartana, insulian (84), diazepam, fluxetina, sinvastatina, fenofibrato, paracetamol(para dor eventual), gingobiloba(para tontura), diosmina(para varizes) e é claro omeprazol.
Não há interferência em fatores de risco, apenas remédios, remédios e consultas exames, trata-se o paciente como uma criança mimada que tudo pode e o médio como um “ doce” uma recompensa.
Será que é médico que a saúde básica está precisando?
Possível que os enfermeiros Brasileiro, bem formados e acostumados com a população sejam bem mais uteis que essa avalanche de estrangeiros chamados de médicos, como definir esse epiteto, outros profissionais brasileiros contribui para saúde e nem aparecem na foto para o governo federal, além dos enfermeiros, técnicos e agentes de saúde, farmacêuticos, fisioterapeutas, psicólogos e educadores físicos compõe um imensa equipe multidisciplinar interessada e competente, podem contribuir muito maias para a saúde publica se forem mais valorizados.
Para que esses profissionais se comprometam mais precisam ser valorizados como atores importantes no processo de prevenção e tratamento das doenças.
Da minha parte acredito que para governantes a doença interessa mais que a saúde, teorias de conspiração têm sido construída a partir dessa ótica, a Dengue, por exemplo, é muito mais lucrativa para politico que imagina um pobre mortal: panfletos, cursos, remédios, etc, Enquanto isso a justiça dorme o seu sono, proibindo toda e qualquer greve com a desculpa esfarrapada de prejudicar a população, mas a máxima é verdadeira: “quem num prejudica se trumbica”, aliada aos políticos e aos empresários a justiça mostra a sua semelhança com o clero da idade média, associando-se aos poderosos para ter paz de espirito e um sol de primavera, pois para o pobre resta apenas o alagamento do verão.
Como disse Ronaldo “fenômeno”, não se faz uma copa com hospitais e sim com arenas futebolísticas faraônicas, penso no maracanã, belo e impávido colosso, alagado por uma água de podre de um governo de podre.

 
JJ DE SOUZA
Enviado por JJ DE SOUZA em 19/12/2013
Código do texto: T4617759
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2013. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.