O Misterioso Mundo dos Sonhos

Sabe aqueles sites de previsão de futuro através dos sonhos? Bom, comigo nunca funcionou. Acredito que os sonhos falam muito mais sobre nós mesmos do que podemos imaginar, mas de uma maneira diferente.

Vamos deixar esse negócio de "prever o futuro" de lado. Vamos entrar em nossas próprias mentes e viajar através delas. Lembre-se do seu sonho de ontem. Consegue? Provavelmente não. Não damos tanta importância à eles. Então tente se lembrar do último sonho que você conseguir. Pode ser de semanas atrás, ou até meses.

Provavelmente foi um pesadelo, ou um sonho especial. Quando sonhamos com algo desesperador ou com algo muito bom, nossas mentes tendem a lembrar deles com mais facilidade. Isto porque você acorda rapidamente de um pesadelo, olhando para os lados, procurando saber se aquilo foi real, ou até mesmo quando você percebe que está sonhando e pensa: "preciso acordar, preciso acordar!" e desperta. Com os sonhos bons, você não deseja acordar e quando é despertado, bate aquela sensação de: "que pena, queria continuar meu sonho". E consequentemente, pensa em seu sonho várias vezes ao longo do dia.

É isso o que faz com que seus pesadelos e sonhos muito bons sejam lembrados com mais facilidade. No dia a dia, quando sonhamos com algo sem importância, despertamos e já pensamos nas tarefas do dia a dia. Não bate o alívio de ser acordado e nem o arrependimento do mesmo.

Voltando ao assunto do quanto nossos sonhos podem falar muito sobre nós mesmos: Provavelmente muitas pessoas já tiveram algum sonho sem explicação, como cair em um abismo, tentar correr e não conseguir, tentar gritar e não conseguir, ver-se completamente nu em público, ou até mesmo correr a noite numa viela completamente vazia, de um cara com uma cabeça de cavalo, que aos poucos se transforma em uma cabeça de maçã (sim, eu sonhei com isso). Algo que COM CERTEZA (lê-se com certeza MESMO), não é uma previsão concreta sobre o que irá acontecer com você. Você nunca irá cair em um abismo sem fim, ou correr de um cara com cabeça de cavalo que se transforma em uma cabeça de maçã, a noite em uma viela (a não ser que você use alucinógenos ou seja esquizofrênico, ai tudo bem). O ponto é: são coisas praticamente impossíveis de se realizar no dia a dia. Mas se você pensar pelo lado psicológico, vai perceber que todos estes sonhos estranhos podem falar muito sobre a sua vida e as pessoas que nela estão contidas.

Sonhar que se está caindo em um abismo, pode significar que você não está conseguindo lidar com seus problemas. Sonhar que está nu em público e constrangido, pode significar que você se importa com a maneira que as pessoas te julgam. Ou se não estiver constrangido, pode significar que você já não se importa com isso e não tem nada a esconder da sociedade. Sonhar que tenta-se correr e não consegue, pode significar que você tenta fugir de seus problemas, mas precisa resolvê-los. Sonhar que está fugindo a noite de um cara com uma cabeça de cavalo, que aos poucos se transforma em uma cabeça de maçã, pode não significar nada. Pra você.

Reparem que eu me refiro aos sonhos como "podem significar tal coisa". Isto porque ninguém pode tirar as conclusões sobre seus próprios sonhos melhor do que você mesmo. Nem todos os seus sonhos vão falar sobre a mesma coisa, mas a maioria deles irá descrever fases de sua vida, seus problemas, medos, sentimentos e até traumas.

Lembra-se daquele sonho que você tinha várias vezes quando era criança? Que escapava de um lugar para outro, completamente diferente, através de um lugar comum? Aquilo pode significar o nível de conforto que você sentia em tal lugar. Sonhar que estava na casa da mãe, e de repente entrar no guarda-roupas dela e sair em um lugar completamente diferente, mágico, não quer dizer que você gostava de ficar no guarda-roupas dela (seria estranho), mas sim que às vezes você se sentia sufocado lá. Queria ir para algum lugar sem obrigações e muitas vezes se via na casa da avó que te enchia de doces e não brigava se você dormisse até tarde ou não lavasse a louça, ou na casa de algum outro ente querido. Muitas vezes o cenário era diferente do cenário original, mas você sabia que ali era a casa da sua avó. Às vezes um lugar mais calmo, mais bonito, alegre... Ou às vezes mais triste, sombrio... Isto depende da maneira em que você se sentia em cada lugar.

Eu sempre tive uma fascinação por sonhos. Lembro-me de quando era criança e sonhava, mas não tinha noção do que era um sonho. Então chegava para os meus pais e dizia: "esta noite eu vi o zarzinho". Eles ficavam loucos. Não tinham a mínima ideia do que seria esse tal de "zarzinho". "Ele vem em forma de triângulo e aparece pra mim à noite". Minha mãe conta que meu pai achava que eu estava sendo abduzida aos poucos enquanto dormia (sempre mais dramático). Com o tempo eu fui percebendo que o "zarzinho" era na verdade os sonhos e que todo mundo tinha. Então fui criando minhas próprias teorias sobre eles. Nunca acreditei em sites de previsões de sonhos, como João Bidu e etc. Mas sempre fui curiosa para descobrir o que eles significavam e suas mensagens. Então tentei decifrá-los. Tenho um diário de sonhos e nele anoto os mais importantes. Comecei a anotar para poder lembrar-me melhor deles. Hoje em dia, lembro-me com facilidade de cada sonho que tenho.

Hoje de madrugada tive um sonho. Foi o que me inspirou a escrever este texto. Levantei-me de madrugada e então o texto foi fluindo. O sonho era assim: Eu pegava um carro novo da minha tia e nele entrava com o meu irmão. Ele dirigia. Estávamos fugindo de casa. Porém, nem ele nem eu sabíamos dirigir direito. O freio, acelerador e embreagem não se localizavam aos pés dele, mas cada um deles se localizava em um canto diferente do carro. O pior: era preciso uma chave diferente pra acionar qualquer um deles. Inclusive pra dar ré no carro ou para virá-lo para qualquer um dos lados. Meu irmão então dirigia e eu ficava com o molho de chaves, tentando adivinhar qual dos buracos do carro correspondia à tal função. Eu percebia que ele ia bater, então colocava rapidamente alguma chave em algum dos buracos para tentar virar o carro. Até que descobri como me virar. Mas logo precisamos voltar pra casa.

Minha conclusão foi: eu e meu irmão somos muito parceiros. Muitas vezes ficamos de saco cheio juntos e "fazemos" nossa própria fuga juntos, conversando, saindo, nos divertindo. Mas logo nos lembramos que precisamos voltar às nossas obrigações em casa, pra realidade.

O carro representa a nossa vida. O fato dele estar dirigindo, representa a confiança que tenho nele. Ele estar ao meu lado no carro, representa que não o quero perder nunca, e que em qualquer situação o quero comigo. O fato de eu precisar me virar com as chaves e não deixar o carro bater, representa que estamos juntos nessa e que cuidamos bem um do outro, ele dirigindo e eu evitando que o carro bata. O fato de precisarmos voltar, representa as nossas obrigações e que não podemos fugir delas.

Os sonhos falam mais sobre nós mesmos do que podemos imaginar. O que precisamos é saber associá-los com as nossas vidas.

"Porque nos sonhos entramos em um mundo inteiramente nosso. Deixe que mergulhe no mais profundo oceano, ou flutue na mais alta nuvem". - Alvo Dumbledore.