MATRACA BIZARRA

MATRACA BIZARRA

Quem muito fala, pouco ouve; não tem senso do ridículo e menos ainda compreende. Minha amiga HATA (nissei) é uma destas. Ela mais parece uma matraca, quando começa a falar tem de ser desligada, por que nada faz com que se cale. Vai de um assunto á outro sem nenhuma vírgula de pausa. Depois de um longo e enfadonho monólogo ainda nos questiona:

- Mas você não fala nada?

Não tem como nem mesmo contra argumentar. Ela não dá tempo.

Encontrei HATA, por acaso, na rua. Depois de uns cinco meses sem vê-la. E como sempre, toda alegre, veio á mim, abraçou, beijou e começou:

- Queria mesmo encontrá-lo. Gostaria de ler seus textos sobre o dia a dia nos ônibus. E se você deixar, usá-los com meus alunos, na interpretação de textos. Acho que você ainda não sabe, pois fique sabendo que passei no concurso da prefeitura e agora sou professora “concursada”. Acabaram-se os dias de professora substituta. Por falar em substituta você viu a substituição que o técnico do Santos fez no jogo de domingo? Queria realmente empatar, estava ganhando; (em time que está ganhando não se mexe). Mas ele mexeu. E deu no que deu. Tomou o gol de empate. Por falar em empate, aquele meu namorado é um empata foda. Não come e nem deixa ninguém comer. Inclusive lá se vão três meses passados, que estou convidando-o para levar-me ao zoológico. Ele sempre sem tempo. Vê-se pode uma coisa destas! Sem tempo até nos finais de semana. Eu queria tanto ver os animais. Por falar em animais, você viu ontem na TV, aqueles bandidos que assaltaram um asilo. Um bando de animais! E olha que são todos de menores. Verdadeiros pequenos delinquentes.

Como ela não calava resolvi deixá-la falando sozinha. Mas no que dei os primeiros passos para me afastar, ela segurou-me pelo braço e disse:

- Você nunca diz nada...

Sorri amarelo. Mas não fiz nada para dizer que sim nem que não.

Ela retornou ao monólogo:

- Vou dar um almoço de comemoração á minha efetivação como professora; e você está escalado como churrasqueiro. Ah, tem de ser um churrasco inesquecível. Com picanha, pernil de porco, asas de frango, linguiça de frango e de porco, com e sem pimenta! Por falar em frango lembrei-me daquela galinha que se diz nossa amiga...

Dei um verdadeiro berro:

- Não me venha com fuxico!

Acho que foi a primeira vez que gritei com ela. Ainda bem que sortiu efeito... momentâneo.

Abriu aqueles olhinhos rasgados, de japa abrasileirada, deu um sorriso iluminado; porém voltou a carga no monólogo:

- Não esqueça o churrasco! Será domingo de manhã, não tão cedo, lá pelas 10:00 h. com enceramento previsto para no máximo ás 14:00 h. Lógico que os mais “chegados” ficarão até mais tarde. Lá pelas 17:00 h tomaremos chá de lótus com bolo de arroz e canela. Para quem preferir pode ser sorvete de abacaxi com banana flambada. E aqueles que aguentarem até ás 20:00 h tem café com rum ou saquê. Está achando estranho? Não poderia deixar de servir um pouco de álcool. Que é para relaxar. E fazer com que alguns durmam anestesiados.

Por fim ela se calou.

Sem me despedir afastei o mais rápido que pude.

Aleixenko
Enviado por Aleixenko em 01/08/2014
Código do texto: T4905029
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2014. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.