PRETO NO BRANCO

Finalmente estávamos no ar . A pior parte de voo e a decolagem . Toneladas e mais toneladas de metal indo contra a razão e se lançando ao ar como uma flecha de asas . Mas tudo bem , foi tudo bem e eu já podia descansar e curtir as próximas duas horas tranquilo , sem pensar muito em tudo que poderia vir a dar errado lá em cima . Viajando de classe econômica invariavelmente você encontra babacas . É até normal. Uma pessoa entra num avião e já se acha o rei da cocada preta. Certa vez ouvi um cara dizer no bar : de um calção a um índio e ele logo vai se achando gente . Bom , o problema foi que realmente havia um sujeito cujo o tio era índio no bar , e o tal cara da frase levou uma surra jamais vista antes . Dai eu pensei , se o sobrinho de sangue indígena foi capaz daquilo , o que o tio , que provavelmente caça com varas e pedras não faria com o tipo de tais ideais ?E foi em em meio a essas divagações que esse senhor sentado na poltrona apertada sem espaço para os joelhos a minha frente chamou a aeromoça . O senhor parecia bastante desconfortável , e logo pensei que era sua primeira vez de classe econômica . A jovem simpática e loura de perfume bom se aproximou com seu sorriso profissional e ouviu o que o senhor tinha a dizer .

E foi assim :

- Moça , não posso me sentar aqui .

- Algum problema , senhor ?

- Oh , sim , tenho um problema .

- Precisa de uma toalha , ou quem sabe uma almofada ?

- Não , não preciso disso .

- Um pouco de água ?

- Não tenho sede , não é nada disso .

- Então ?

E sem se importar ou se acanhar ele falou :

- De uma olhada , por favor , de uma olhada nesse pessoal das poltronas ao lado .

Havia um casal ali . Um homem e uma mulher de idade , e com idade me refiro a mais de setenta anos . O cara da poltrona a minha frente apontou e disse que não podia se sentar ali por causa deles . A aeromoça ficou em silencio aguardando mais informações , e eu também.

- Bom , sabe o que é ? Ano passado fui roubado .

- Sim …

- E a dois anos também fui roubado .

- Que horror , senhor !

- Pois é , pois é .

Nesse momento todos prestavam atenção na historia do homem .

- E sabe o que esses dois roubos tinham em comum ?

- Não . O que ?

- Bom , não sou racista , sabe , mas é que os malandros eram negros , dois malandros negros como o asfalto , e desde então fico esperto sempre que vejo um filha da puta desses , tá me entendo ?

Bom , eu entendi o problema , e acho que todo mundo do voo também . O casal de idade era negro , talvez não como o asfalto , mas com certeza não eram brancos como leite . O problema do cara era se sentar ao lado do casal . Um cara mais ao fundo indignado se levantou e de la mesmo disse :

- Pois bem , então porque não jogamos você daqui de cima , seu porco!

Sem penar e revelando meu medo de avião logo soltei :

- Pelo Mor de Deus , nem pense numa coisa dessas . Essa porra esta por um fio de cair . Uma porta aberta em pleno ar é tudo que precisamos para descer como um pombo sem asa em direção ao solo !

E logo tudo tornou se uma baderna . Todo mundo se achou no direito de falar , menos o casal , que permaneceu no lugar , calmo e tranquilo. Sabe de uma coisa ? É bem difícil ver negros velhos imbecis . Provavelmente isso afeta bem mais os brancos velhos . Aproveitando da baderna simulei um espirro e dei uma cusparada na cabeça do cara a minha frente , e quando ele me encarou pedi desculpas.

- Foi mal cara , sinto muito .

A jovem e perfumada aeromoça pediu para todos se acalmarem , mandou todos se sentarem e apertarem os cintos .

- Entendo seu caso , senhor , vou ver com o comandante o que posso fazer .

- Muito obrigado .

E dançando gloriosamente sem perder seu charme ela se foi , mas não antes de pedir para todos se comportarem . Depois disso ouve silencio em meio aos cochichos . Minutos depois a loura retorna , os cochichos cessam . Primeiro ela se dirige ao cara da poltrona a minha frente e diz :

- Encontramos uma solução para seu problema , senhor .

- Maravilha !

Depois se vira para o casal de idosos e diz :

- Senhor …

- Algum problema , minha jovem ?

- Ha , não , problema nenhum .

- Pois então ?

- O senhor gosta de vinhos ?

- Adoro vinhos .

Depois se dirigindo a sua senhora ela pergunta :

- A senhora gostaria de um pouco de chocolate suíço ?

- Seria maravilhoso .

Se dirigindo aos dois :

- Não vou perguntar nada sobre caviar , porque eu sinceramente acho nojento . Não sei , mas as pessoas acham aquilo alguma coisa nobre , mas no fundo não passa de desova de peixe , de esturjão . Igual o ovo que não passa de aborto de galinha .

- Adoro ovo mexido com queijo – disse o senhor .

- Bom , eu também gosto .Fica ainda melhor se preparado na manteiga .

- Magnifico ...- disse a senhora .

O sujeito a minha frente ficava impaciente e logo interviu .

-Moça , pensei que iria resolver o meu problema , e não conversar sobre culinária com essa gente .

Ela se desculpou com o homem para em seguida voltar a falar com o casal .

- Bom , sabem de uma coisa ? Há poltronas disponíveis na primeira classe e nos da Companhia Aérea Rabo de Cometa ficaríamos honrados em tê-los desfrutando das nossas comodidades premium até o final da viagem .

- E teriam musse de maracujá ? - Perguntou a senhora .

- Tenho certeza que podemos providenciar .

Quando o casal se levantou o homem indignado novamente interveio .

- Hei , o que é isso ?

A aeromoça respondeu :

- Estamos resolvendo seu problema , senhor .

- Lhes dando assentos na primeira classe !?

- Veja bem , eu perguntei qual o problema e o senhor em nenhum momento me disse nada a respeito do seu assento . Por outro lado esse casal não parece muito confortável viajando nessas cadeiras apertadas e corredores estreitos . Bom , com isso estou resolvendo dois problemas com uma única ação . Espero que se sinta mais confortável em terminar seu voo agora , senhor .

E lá se foram eles , e com eles me refiro ao casal e a aeromoça . Ouve uma salva de palmas . Me aproveitando da balburdia simulei outro espirro falso e acertei outra cusparada na cabeça do cara a minha frente . E sabem de uma coisa ? O infeliz usava peruca .

25/08/2014

14h08m

Cleber Inacio
Enviado por Cleber Inacio em 25/08/2014
Código do texto: T4936395
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2014. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.