Ângela Pepper

Ih, olha quem tá lá.

Lá onde?

Ali, na esquina. Tá vendo aquela mulher lá?

Quem?

Aquela ali, cruzando o semáforo. Tá vendo? A loira. Branquela. Que tá olhando pro lado agora!

Ah, tô vendo. Que mulher linda! Que que tem ela?

É a gerente do banco X. Já falaram dela pra mim. Qual é o nome dela mesmo? É Ângela, eu acho. Alguma coisa assim. Nome de mulher feia. Não combina com ela.

Não mesmo. Ela é linda.

Lembrei. Ângela Pepper.

Pepper?

É. Reparou na cara dela?

Reparei. Muito linda.

Não tô falando disso não. Tô falando dessa cara fechada dela. Cara de mulher séria. Reparou?

Ah, reparei sim. Bem séria.

Falaram que ela é o tempo todo sim. Quase nunca encontram ela sorrindo, sabia? Meu primo trabalha com ela. Disse que já viu ela sorrindo no máximo umas três vezes. Só nos eventos do banco, pra ser educada com os sócios. De resto, sempre com essa cara fechada, de exigente, mandando e desmandando em todo mundo lá dentro. Cê acredita?

Sério mesmo? Tão lindinha e tão mandona desse jeito?

Sério, cara. Falaram que ela bota todos os funcionários na linha. Ela fala e todos os marmanjos obedecem. Nem esperam ela falar uma segunda vez.

Caramba.

E ela nunca precisou levantar a voz pra ninguém. Pelo contrário. Ela costuma falar muito baixo. Mas olha pra cara dela. Com uma carinha linda dessa, mesmo séria, quem não obedece?

Nossa, se eu trabalhasse lá, ela podia mandar eu fazer o que quiser. Imagina como ela não deve ser na hora H?

Então, cara… essa parte é ainda mais esquisita.

Esquisita?

Cê acredita que ela é toda linda daquele jeito, super bem de grana e não é casada?

Não é casada?

Não. Mora sozinha, num apartamento lá na Mooca.

Deve gostar de aproveitar a vida então. Conheço bem esse tipo. Sexta-feira à noite deve chover homem naquele apartamento.

Ele disse que nunca viu ela com homem nenhum. Nenhum! Se viu, ou era pra falar de negócios ou era parente.

Jura?

Juro. Todo mundo vive comentando isso no banco. E a resposta é sempre a mesma: nunca viram ela saindo com nenhum cara. Jantar, só de negócios.

Mulher louca! E não é por falta de opção, né? Porque ela é tão linda!

Com certeza não é isso. Me falaram que no banco, todos os cara são loucos pra sair com ela. Mas ela olha com cara de nojo sempre que recebe um convite. Cê acredita?

Cara de nojo?

Não é bem cara de nojo. Mas ela olha muito séria, deixa os caras até constrangidos só do jeito que olha pra eles. Depois, ela fala que não mistura negócios com vida pessoal e sai.

Vixe. É sapatona, será?

Se é, não sei. Não tem jeito de sapatona. Apesar de ser assim, ela é toda delicadinha, sabe?

Sei. Hum… Já entendi tudo.

Entendeu tudo o quê?

Cara… essa aí é das boas. Ela nunca saiu com ninguém porque ainda não encontrou o cara certo.

Que isso! Que papo de mulherzinha é esse?

Que mulherzinha o quê, rapaz? Eu tô falando que ela nunca encontrou o cara que sabe fazer as coisas direitinho, entendeu?

Ah, saquei. Você acha que…?

Acho que por dentro dessa fachada toda, ela tá louca pra dizer sim. Mas falta homem de verdade naquele banco, sacou? Um cara que se imponha tanto quanto ela. Cara, isso é normal do ser humano. Quando um fala grosso, o instinto do outro é na hora abaixar a cabeça e obedecer. Ela chegou falando grosso e todo mundo se acostumou a obedecer e fica tudo por isso mesmo. Tá faltando alguém ir lá e colocar ela na linha.

Você acha?

Eu tenho certeza. Ela tá doidinha pra que alguém apareça e a situação se inverta e possa tirar aquela fachada de mandona dela à força.

Deve ser isso então. Vou dar essa ideia pro meu primo.

Tá vendo aquele cara?

Que cara?

Aquela baixinho magrinho ali. Narigudo. Da camisa lilás e da gravata preta. Perto do filtro, tá vendo?

Tô. Quem é?

É o Silvio. Ele é do outro setor. Quase nunca aparece aqui. Aliás, sei lá o que ele tá fazendo aqui hoje.

Tá, entendi. Mas que que tem ele?

Toma cuidado.

Por quê?

Meu irmão trabalha no banco X e disse que ele foi demitido porque tentou agarrar a gerente.

Aquele baixinho tentou agarrar a gerente do banco?

Tentou. Ela era chefe dele. Meu irmão disse que ele fazia acho que uns seis anos que ele trabalhava lá. E parecia ser normal. Mas um dia tentou agarrar a gerente. Qual é mesmo o nome dela? Esqueci. Me ajuda a lembrar!

Ai, eu vou saber?

Ela é famosa aí no meio que ela trabalha. Ela tava lá no evento que a gente foi. Lembra? Tirando foto com o presidente.

Ah! Ângela. Acho que é isso.

Isso mesmo! Ângela Pepper!

O cara é louco? Foi tentar agarrar logo ela?

Pior que ele trabalhava com ela. Sabia como ninguém a fama que ela tinha. Mas mesmo assim, foi. Sei lá o que dá nessa gente, né? Cadê ele?

Tô aqui.

Silvio?

Tavam falando de mim, é?

Não, não, que isso! Eu tava falando da…

Da Angela Pepper, eu ouvi. Mulherzinha safada.

Safada?

Cês acreditam que ela ficava se insinuando pra mim? Bem no horário de serviço?

Se insinuando? Como assim?

Eu sou muito desligado e nunca tinha reparado. Mas aí meu primo me abriu o olho. Ela ficava se insinuando pra todos os caras o tempo todo.

Me explica melhor isso aí.

Você sabe que ela é a mulher mais respeitada do banco, né? Tipo… sério mesmo! Nenhuma outra mulher naquele lugar manda tanto quanto ela.

Disso a gente sabe.

Se você reparar, ela só faz aquilo pra chamar a atenção. Ela nunca sorri, nunca sai com nenhum cara, e quando algum convida pra sair ela arma o maior teatrinho. “Não misturo trabalho com vida pessoal”. É isso que ela fala, com aquela cara de sonsa dela.

Mas ela tá certa, não tá? Sair com um cara do trabalho pode atrapalhar o trabalho dela.

O Rubão convidou ela pra sair. Todas as mulheres amam o Rubão. Ele saiu com todas do RH, que são as mais lindas do banco. Nunca uma mulher disse não pra ele. E aí vem ela e fala “não misturo trabalho com vida pessoal”. Tava todo mundo fingindo que tava ocupado, mas tava prestando atenção. Deu pra ver nos olhos dela que ela queria dizer sim. Mas dizer sim não tem charme.

Você acha que ela faz charme?

Tenho certeza. Fica fazendo esse charminho e leva até o fim. Um charminho que com certeza só ia acabar quando alguém chegasse e desmascarasse ela na frente de todo mundo. É isso que ela queria. Fetiche de mulher maluca, sabe?

Entendi. E você achou que ia ser esse cara?

Achei. Mas ela fez o maior escândalo. Na hora ligou lá pros importantes informando minha demissão. Mulherzinha safada.

Então não era charminho dela, né?

É charme! É tudo falsidade

Mas você disse que…?

Eu sou feio. É diferente! Já viu mulher bonita querer cara feio? Só se for rico! Ela quer ser agarrada por um cara bonito, um cara que nem o…

E aí, Silvio!

Rubão? O que você tá fazendo aqui?

Tô trabalhando aqui. E você?

Eu também. Você não tá mais no banco X?

Não, fui demitido.

Cara, eu também.

Por quê?

Agarrei a Pepper.

Sério, cara? Eu também!

E aí?

E aí que ela fez o maior escândalo e me demitiu. Tava o nosso setor todo comentando que ela tava doida pra ser agarrada por um cara, e que só assim ela ia deixar de ser tão mandona e misteriosa.

É, me disseram isso também. Mas caramba! Logo você, que saiu com todas do RH? Mesmo pegando ela de jeito, ela não quis nada?

Nada!

Mulher louca! Mas o que ela quer, afinal?

Pepper?

Oi, Lu. Tudo bem?

Tudo. Nossa, como você tá sorridente! Aconteceu alguma coisa?

Não.

E por que tá tão feliz?

Por isso mesmo. Tudo na mais perfeita normalidade. Tá aqui no meu apartamento sozinha, fazendo o jantar.

E você tá feliz por isso?

Você sabe que eu me contento por coisa pouca.

É, eu sei. Escuta… fiquei sabendo que você andou demitindo uns caras lá do banco. Que que aconteceu?

Eu realmente não sei o que deu nesses caras. Primeiro, veio o Silvinho e tentou me agarrar. Me assustei. Ele nunca pareceu ser desse tipo de cara.

Silvinho é o baixinho narigudo?

Ele mesmo.

Nossa, não parece mesmo.

Depois veio o Rubão.

O Rubão tentou te agarrar? Sério? Mas ele com certeza não é desse tipo. Ainda mais ele, que é todo galã, sabe? Ele saiu com metade das mulheres da empresa. E é sempre assim: “Vamos sair?” “Vamos.” E pronto. Nenhuma mulher se faz de difícil com ele, porque ele é um gato. Então ele nunca precisou agarrar ninguém.

É, eu fui a primeira que disse não. E me aconteceu isso.

Mas por que você não quis sair com o Rubão? Ele é tão lindo, tão forte e também tão educado, inteligente…

Não sei, Lu. Não me vejo saindo com outro cara, beijando outro cara. Mesmo o Rubão.

Ângela, não vai me dizer que você é…?

Não, Lu. Não sou e eu já falei. E mesmo se eu fosse homossexual, e daí? Eu não veria problema em esconder.

Entendi. Mas você devia tentar, Ângela. Sair com outra pessoa pra jantar, pra conhecer… É tão gostoso.

Não é, Lu. Não pra mim. Eu gosto disso. Olha. Ficar sozinha no meu apartamento, comendo comida chinesa e vendo seriado. Sem ninguém comigo. No máximo, um ou dois amigos. Mas só de imaginar alguém me beijando, me acariciando com segundas intenções… Ai, isso me apavora!

Você não sente falta, Ângela, de alguém do seu lado pra amar? Pra viver um romance?

Sinceramente, Lu? Não sinto.

Você me parece tão amarga quando fala essas coisas…

Mas de amarga eu não sou nada. Pelo contrário. Eu sou doce, às vezes salgada, e muitas vezes ardida.

Ardida?

Ardida, sim. Aliás, na maior parte das vezes. Mas sozinha. E é isso que me realiza.