Metáfora das relacões animais de um viveiro

Existem no viveiro alguns animais que se destacam por suas características físicas e de comportamento. O pássaro preto e o papagaio.O pássaro preto é um pássaro solitário que voa sobre o viveiro e canta quando pousa em um galho; Já o papagaio é um pássaro falante que conhece quase todos os animais do viveiro, é bom articulador e manipulador da bicharada.

O pássaro preto e o papagaio nunca se aproximaram porque ambos pensam que o outro é invejoso. O pássaro preto pensa que o papagaio tem inveja dele por que ele canta e voa alto. Já o papagaio pensa que o pássaro preto tem inveja dele porque é falante e popular no viveiro.

Um dia o pássaro preto estava se sentindo solitário, ele era um pássaro que se isolava dos outros bichos, todos os outras aves o esnobavam por sua cor; o que ele não sabia é que era um belo pássaro que quando levantava vôo sua sombra no céu se destacava. Ele compunha sua própria melodia ao cantar. Mas os outros animais não paravam de criticar o pássaro cantor e diziam: " Lá vem de novo esse pássaro sonhador, que quer ser cantor, pobre coitado ele é mesmo um desafinado". O papagaio por hora gostava da melodia do pássaro preto mais não falava nada.

Um belo dia ao se sentir muito solitário o pássaro preto se aproximou da árvore onde o papagaio repousava e disse:" Olá papagaio posso apanhar algumas amoras de sua árvore?". O papagaio pensou: " ih! lá vem esse pássaro preto invejoso e interesseiro só vem aqui pra comer".

( o que o papagaio não imaginava é que o pássaro preto queria se aproximar, estava se sentindo só, queria um amigo e por falta de tato e percepção usou a desculpa das amoras). Mas o papagaio não entendeu e não deu bola pro pássaro preto e esse logo levantou vôo e foi embora.

O que os dois não sabiam é que ambos eram vítimas das intrigas dos sapos e pererecas que aparecia no viveiro à noite, sendo considerados os animais mais invejosos da região. Os sapos e pererecas são animais de hábitos noturnos, possuem grandes línguas e são especialistas em malfalar. O papagaio era um animal independente e dono do seu próprio território, gostava de andar pelos galhos das árvores e de dar em primeira mão as boas notícias.Falava muito, mais não era intrigueiro, por isso todos os bichos do viveiro o respeitavam.

Um belo dia o papagaio viu o pássro preto machucado e se aproximou: - " O que houve pássaro preto com sua asa?", o pássaro preto respondeu: -" Não sei acho que perdi algumas penas essenciais da minha asa esquerda, foi culpa da águia que tentou me capturar, estou doente e não tenho onde tratar, não tenho família e nem morada, estou tão desnorteado que nem sei mais onde beber água."

O papagaio disse: - Se precisar de um amigo pode contar comigo, vou te ajudar a se tratar, quero ver você melhorar. O pássaro preto espantado com a atitude olhou com grande admiração pro papagaio e disse: -" Nossa! como tu és bondoso e generoso, eu não sabia que podia agir assim, ninguém nunca cuidou dessa forma de mim." O papagaio disse: -" Não!!! Ah! mas tu és um isolado, não se deixa conhecer, não se deixa amar, por isso fica sempre de lado", vou te dar um conselho: Deixe um pouco de lado os vôos e a cantoria, mude sua morada e aprenda a falar, dessa forma todos vão te amar!!!". O pássaro preto pensou :" Eh! você tem razão, você tem opinião vou seguir o seu conselho e mudar de puleiro".

E assim os dois ficaram amigos. O pássaro preto mudou-se para próximo da árvore frutífera do papagaio e os dois puderam aproximar na amizade. O pássaro preto ensinou o papagaio a cantar e este se tornou atração: O único papagaio cantor da região. e o papagaio ensinou o pássaro preto a falar e manipular e este se tornou o único pássaro preto cantor e manipulador. E os dois viveram felizes, cada qual com suas respectivas matrizes.

Maria Renata
Enviado por Maria Renata em 12/09/2014
Código do texto: T4959350
Classificação de conteúdo: seguro