A VIDA É AQUILO QUE ACONTECE ENQUANTO VOCÊ FAZ PLANOS

A VIDA É AQUILO QUE ACONTECE ENQUANTO

VOCÊ FAZ PLANOS

( John Lennon )

O cheiro do asfalto molhado e o perfume do seu creme para pentear envolviam o interior do velho Ford . A noite , apesar da garoa que servira apenas para molhar a pista , estava quente . Eu suava enquanto dirigia sem ter certeza se estava no caminho certo ou errado , enquanto isso Tânia falava e falava e falava ... Era bom ouvi la falar , era bom conversar e ouvir suas historias pessoalmente , e os exageros que contávamos em nossas cartas já não pareciam mais exageros . Se eu dizia que ela era incrível com as palavras , pessoalmente se mostrou mais que uma amiga Porção única , mais que uma amizade de papel entre dois personagens de ficção . Sobre o colo de Tânia um pote de gelatina de framboesa batizada com vodka , e quando ela me disse pegue a direita eu o fiz , e por vinte e cinco quilômetros seguimos no caminho oposto ao nosso destino , com as janelas semi abertas , o som do vento entrando e o motor roncando no seu limite aos 120km ela me contou que quando chegou no aeroporto , enquanto esperava pela carona de sua mãe , foi assedia por uma dezena de olhares , que julgou estar sendo direcionada para algum problema seu .

- Senti vontade de parar alguém e perguntar o que se passava . Estaria eu com o rosto sujo , o vestido rasgado ?

- Bom , talvez eles não tivessem te olhando , Tânia .

- Estavam sim , porque quando alguém me olha eu encaro no olho . Tipo , eles não precisaram dizer nada , eu entendi , estava tudo nos olhares.

- E o que eles diziam , digo , os olhares ?

- ''Poxa , que menina estranha essa ''tenho certeza que era isso , só podia ser . Minha própria mãe , sabe o que ela me falou quando chegou ? Imagina só , sabe quais foram suas primeiras palavras ?

O farol muito fraco do carro no breu da rodovia não me permitia muita distração , mas bolas! eu estava pouco me lixando praquilo . Sua voz me contagiava , seu estar presente me chapava ; alegria , excitação , dois velhos amigos que não se veem em muito tempo novamente juntos botando a conversa em dia . O problema é que era a primeira vez que nos víamos ,e o abraço tímido no encontro na praça logo deu lugar a descontração .

- Talvez não tenha sido palavra , imagino que tenha sido um abraço …

- Não , Inácio, nada de abraço . Bom , ele veio depois , mas primeiro foi uma pseudo bronca , do tipo : '' olha só o estado desse seu cabelo , Maria , esta todo armado ! ''

- Bom , não sei o que dizer a respeito disso , mas o que você acha de pararmos qui e perguntar se estamos no caminho certo ?

- Mas estamos !

E não é que eu estava duvidando dela . O problema foi seu papo de se perder no caminho de casa até a padaria . Duas ruas abaixo e ainda sim conseguiu tomar o rumo errado . '' Não tem uma doença que faz as pessoas agirem dessa forma ? '' Perguntei . '' Idiotice talvez “ Foi sua resposta . Por fim , paramos mesmo no posto rodoviário , o único ponto iluminado naquela rodovia as dez e meia da noite . E para minha surpresa , o guarda ali , que tomava café e assistia a TV disse que seguíamos no caminho errado . Bom , isso não me foi uma grande surpresa na verdade . Falei a ele que surpresa maior seria se estivéssemos no caminho certo. Voltei para o carro estacionado na beira da pista e repeti o mesmo que o guarda havia me dito a garota .

- Como assim ? Como estamos no caminho errado ?

- Tânia , simplesmente seguimos no lado oposto. Saímos de B em direção ao ponto A mas estamos mais próximos do ponto D . Vinte e cinco , quem sabe trinta quilômetros mais longe .

- E o ponto C ?

- Insanamente ignoramos o ponto C , moça . De alguma forma estamos completamente errados aqui .

- Impossível – e ela disse isso com tanta certeza que ficava difícil não acreditar – estava te guiando pelo sentido de Porto Feliz .

- Mas Poto Feliz ficou a no mínimo dez quilômetros .

Tânia encheu uma colher com a gelatina batizada e enfiou tudo na boca. Agora no sentido correto rodamos e rodamos até que uma placa , tal qual os homens da lei haviam dito , apareceu . Seguimos suas indicações , paramos em alguns postos de combustível e finalmente , uma hora e meia depois de dada a largada lá estávamos nos , procurando um lugar para estacionar . De dentro do barracão euforia com os acordes da banda de abertura .

O lugar parecia maior nas fotos , parecia mais bonito nas fotos . Enquanto aguardávamos na fila eu praguejei :

- Porra , e vamos perder a banda de abertura . Esse som é foda .

Tânia logo a minha frente concordou , e praguejou também . Parecia empolgada , parecia um agrande fã , parecia a pessoa perfeita para estar na frente do palco batendo cabeça e cantando o refrão junto do vocalista .

Prostrados na fila que parecia não andar, minha companheira , discretamente , quase como se estivesse cometendo uma heresia , pergunta :

- Isso é Metallica , certo ?

Poxa ! Claro que era ! Enter Sandman . Não era o Metallica mesmo , mas tocavam seu som de forma bastante agradável . Um bom tira gosto para banda principal que entraria em seguida , cujo um irlandês ruivo e barrigudo jogaria em nossos ouvidos refrões etílicos embebidos em cerveja e suor . Banda essa o motivo de toda essa viagem , banda essa que me serviu de pretexto para conhece la . E no final das contas, ver sua alegria fez valer todo o esforço .Seu sorriso quase constante no rosto , seu sotaque caipira engraçado envolto em resquícios de timidez. O que seria da vida sem as pequenas loucuras que nos fazem sentir vivos ?

Exite algo mais entre homem e mulher que a foda , que o sexo , que o tesão , que a vontade do coito , que o amor , que a paixão , que mãos dadas e papos melosos , que o relacionamento sufocante . Exite algo além de brigas sem sentidos , tapas na cara , a obrigatoriedade da satisfação . Duas pessoas podem simplesmente se dar bem , podem somente estar , somente ouvir , somente sentir . E perdidos na pista na volta , parando novamente em postos para pedir informação , com sono, cansados , nem bêbados nem sãos , bom , naquela hora , as quatro e meia da manha , o sol prestes a nascer e a lua se sustentando penosamente no céu de veludo , sem estrelas , sem diamantes , o reflexo do mar negro e dos oceanos repletos de peixes , nesse momento eu saquei que estava ao lado de alguém fora do baralho , um numero impar num mundo repleto de múltiplos . Não é o tipo de pessoa que você encontra em esquinas , em botecos, em puteiros , em shows ; não é uma pessoa fácil de se encontrar .Se trata de um tipo raro não produzido em massa . Você pode facilmente se apaixonar por alguém assim , e não estou falando de amor , tesão , brigas e tapas e relacionamentos complicados , coito ...simplesmente , como disse Kerouac : uns são filhos da puta e outros não , e isso é tudo . No final das contas , são Pessoas como Tânia que fazem a viagem em direção ao oeste valer a pena . No final das contas , elas são nosso norte .

27/10/2014

10h19m

Cleber Inacio
Enviado por Cleber Inacio em 28/10/2014
Reeditado em 28/10/2014
Código do texto: T5014489
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2014. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.