O FIO DE CABELO

É curioso como um único fio de cabelo, dependendo do contexto, pode ser inconveniente, comprometedor, asqueroso e muitas vezes, revelador.

Uma moça elegante que distraidamente deixa de remover um fio de cabelo caído em alguma parte de suas vestes pode passar a mensagem de falta de zelo, principalmente se forem vários os fios.

Por outro lado caso esse fio de cabelo esteja na vestes de um homem casado ou comprometido, pode sugerir traição àquela com a qual ele mantém relacionamento efetivo. E não são poucas as ocasiões em que esse aparente simples fato, provoca infindáveis discussões e até separações de casais.

Em um restaurante a presença de um fio de cabelo no alimento denota falta de higiene e pode ocasionar até a perda de clientela, caso o fato não seja tratado adequadamente. Principalmente na hipótese de se tratar de fato reincidente.

Muitas vezes o cliente até tenta relavar o fato de encontrar um fio de cabelo na comida, mas quando resolve removê-lo o fio é interminável e sai serpenteando por todo o conteúdo do prato, a ponto de causar forte repulsa.

Na hora do amor, quando um fio de cabelo se interpõe a um beijo ardente entre os amantes, por mais que se tente desconsiderá-lo dele não se consegue dele se desvencilhar. Há que se interromper o caloroso momento, para removê-lo de vez.

Na elucidação de paternidade, basta um simples fio de cabelo, preferencialmente com o bulbo capilar, para que seja possível a realização de exames comprobatórios ou não, com praticamente 100% de assertividade.

De forma análoga à da investigação de paternidade, têm-se a possibilidade de se definir, com quase absoluta certeza, pela autoria ou não de um crime.

De posse da amostra de um fio de cabelo coletado na cena de um crime, quer seja no ambiente em si, nas vestes da vítima ou em seus dedos e unhas, decorrente de luta corporal ou atitudes de defesa, é possível se chegar ao agente.

O mesmo se dá em relação aos crimes de estupros e de pedofilia, nos quais muitas vezes esse elemento probatório é o único vestígio perceptível coletado.

Em se tratando de corpo de delito, sobre as informações coletadas do bulbo capilar ou mesmo do corpo do fio, na falta daquele, também é possível se chegar ao malfeitor.

Ainda em termos de medicina legal, o fio de cabelo pode se constituir em evidência irrefutável na identificação de pessoas desaparecidas, cadáveres e ossadas humanas.

Como se pôde constatar o fio de cabelo tanto cumpre a sua função primeira de embelezar, quanto pode estar envolvido em inúmeras outras circunstâncias, boas ou más, do nosso cotidiano.

Rafael Arcângelo
Enviado por Rafael Arcângelo em 12/01/2015
Código do texto: T5098973
Classificação de conteúdo: seguro