EU, ANALFABETO MUSICAL

Na quinta-feira – 14/11/2013 eu me dispus a assistir ao programa noturno musical da Rede Globo de Televisão, intitulado “The Voice Brasil”, motivado pelo já sabido alto gabarito dos candidatos participantes.

O júri técnico era formado pelos seguintes cantores: Lulu Santos, Daniel, Cláudia Leite e Carlinhos Brown, cada um com um(a) assistente.

Cada dupla que se apresentava para a intitulada “batalha musical” causava grande fascinação nos integrantes do corpo técnico, pelo envolvimento dos participantes e pela qualidade do repertório, performance e vocalização, entregues às avaliações e considerações dos jurados.

Dentre tantas apresentações marcantes quero destacar uma que causou grande comoção a todos, sobretudo ao homenageado – Lulu Santos: a “batalha” entre a dupla André e Kadu X Gustavo Trebien.

O Apresentador do programa, Tiago Leifert anunciou: “iniciem a batalha”. Então os três iniciaram suas performances conforme ensaiado nos studios, reproduzindo a música “Apenas mais uma de amor” de Lulu Santos.

Envolto em minha confessa ignorância musical, achei que a música escolhida não tinha sido muito feliz. Notório engano, pois, as músicas têm nuances que só os bons profissionais do ramo alcançam. Como por exemplo, em uma apresentação de orquestra, os movimentos do maestro. O “bailar” da batuta parece desenhar no espaço, o tom e o ritmo musical. De tal forma que deve ser acompanhado e reproduzido pelo corpo sinfônico, no exato momento de sua articulação. Pois no instante imediatamente posterior já não tem efeito, volatizou-se.

Contrapondo a minha equivocada impressão, à medida que os concorrentes evoluíam na música progredia o encantamento dos técnicos que se mostravam maravilhados com o resultado artístico. A tal ponto que, quando os três concorrentes harmonizaram os tons, o Lulu Santos, numa reação quase involuntária, estendeu os braços e se rendeu aos candidatos, fazendo-se escorrer pela poltrona, tomado de lágrimas.

Ao final todos muito emocionados e após longo tempo de recuperação, seguido de abraços e beijos mútuos, fizeram rasgados comentários ao trio.

Passado o pico da emoção, Lulu Santos relatou: “Nunca tinha ouvido essa canção feita assim para mim”.

Luiza Possi, assistente do Lulu Santos, revelou: "vocês vão brincando, subindo e descendo, pareciam luzes e não vozes. Vocês me desmontaram".

A reação do público, reforçada pelos depoimentos dos técnicos presentes e, sobretudo a reação e comentários do Lulu Santos e da Luiza Possi, evidenciaram-me ser eu um analfabeto musical.

Rafael Arcângelo
Enviado por Rafael Arcângelo em 02/02/2015
Código do texto: T5123014
Classificação de conteúdo: seguro