"O Humor de Albertine"--Contos Curtos.

Albertine contava 70 anos agora e toda sua vida foi pontilhada pelo desejo de emagrecer. Albertine era obesa o suficiente para ficar deselegante. Tentou diversas dietas como todas as mulheres, a dos carboidratos, das sopas, das frutas, etc, mas, ao ver um queijinho, um pão francês ou um chocolate, dizia lhes adeus .Esta situação foi assim anos a fio até o dia em que ela, ao completar os setenta resolveu se olhar sem parcimônia e de maneira crítica no espelho. E Albertine levou um tremendo choque ao ver a linda face transformada em um pergaminho. Foi a prova de que os anos passaram, sim, e seu rosto estava vincado. Naquele dia no jantar de aniversário Albertine não comeu, assustada, chateada, triste, com a chegada imprevista da velhice. Nos dias subsequentes a anorexia se repetiu e ela perdeu 15 kilos em um mês. Foram os justos kilos que deveria ter perdido durante sua juventude. E perceber que o segredo para emagrecer foi um susto, um sentimento, uma tristeza ! , pensou Albertine. Ficou, então, uma velhinha enrugada de rosto, porém magrinha, e gostou, é, sim, Albertine gostou do novo visual aos setenta anos. Alegre com sua elegância atual, resolveu o problema da face com um lindo chapéu de palha vermelho, enormes óculos escuros e saiu para a praia, magrinha, eleganterrima , e metida em um maillot de grife.

Ao sair de casa deu um olhar para si, refletida no espelho ,sorriu,e:

-“Espelho! Espelho meu! Existe no mundo uma velhinha mais lindinha que eu?”.

Suzana da Cunha Heemann
Enviado por Suzana da Cunha Heemann em 25/04/2015
Reeditado em 25/04/2015
Código do texto: T5219856
Classificação de conteúdo: seguro