Não Matará.Ponto

Sempre acontecem essas coisas comigo. Quando menos espero, subitamente, aparece um fato novo que transforma o meu raciocínio lógico e/ou as minhas convicções de antanho. Invade a minha intimidade sem pedir licença, chateia e remove opiniões que me acompanharam por toda uma vida em frações de segundo.

ALGO, um amigo que se apresenta sempre invisível, acaba me convencendo que a vida tem seus comedimentos e tem que ser levada com alguma esperteza. Posso dizer que também ele é um amigo fiel que nas horas de extremas pressões e desequilíbrio emocional, vem com seu jeitinho maneiro, convincente, e chegando ao meu pé de ouvido, começa a desfiar sua ladainha cheia de eloqüência e razão.

Estava sentado no computador em plena madrugada, quando de repente passa uma baratinha de ásas lustrosas, rápida como se adivinhasse as minhas intenções. Não pensei duas vezes. Corri em pegar um chinelo já imaginando o tamanho da chinelada que iria dar no inseto tão desprezível segundo minha ótica. A baratinha ficou acuada no canto da porta balançando as antenas como a implorar misericórdia. Eu, antevendo na minha imaginação, as delícias de vê-la esmagada numa simples e poderosa chinelada.

Levantei a mão bem alta quando aconteceu ouvir uma voz quase inaudível que sussurrando ao meu lado perguntou-me.

Por que matar? Diga-me: - Criaste por acaso alguma vida?

ELE te disse: - Não matarás. (ponto)

E se tu raciocinares direitinho, ELE não define que é só homem que não deves matar. Se observares bem, tudo no reino animal é vida.

E tem mais! Na índia tem homens santos que andam nus, com uma pluma nas mãos, para limpar o lugar com muito cuidado onde vão sentar, evitando assim, destruir uma possível vida. Logo, acho que te convém, sem demagogia e sem demora abrir uma comunidade “Amigos da Vida”.

Era ALGO que como sempre chegava sem aviso prévio para corrigir uma ação,uma má atitude ou um pecado eminente.

Tentei argüir que o inseto não tinha alma, sem serventia para coisa alguma a não ser contaminar todos.

Teu argumento não tem a mínima sustentação, vez que, tudo aqui é vida. – respondeu ALGO com a voz muito mais solene denotando certa impaciência e tristeza.

Considerando que ALGO RUIM poderia chegar a qualquer momento e haver um conflito entre os dois, achei por bem aceitar o conselho. Recolhi as minhas armas num cantinho da minha cama e fui meditar por um tempo maior sobre as considerações que ALGO BOM me passou para efeito do meu crescimento espiritual.