Orações para o passado.

João Paulo estava sentado quase em um dos últimos bancos da igreja. Balançava as perninhas e ficava olhando os quadros. Quando pensava em se levantar via a sua avó lá na frente, junto com outras mulheres rezando o terço, olhar para ele furiosa e o menino logo se assentava.

Apesar de parecer inquieto, João Paulo não estava entediado. Ele queria levantar apenas para observar as pinturas da via sacra de perto. Mas a avó já havia zangando várias vezes com ele por atrapalhar o terço, então com medo, ficava ali esticando o pescoço para observar os detalhes dos quadros.

Padre Joaquim, um simpático sacerdote, bem de idade, entrou na igreja e ficou parado, olhando o menino. Até que não aguentou e chegou perto.

- O que faz aqui sozinho?

- É que minha avó mandou eu sentar aqui no fundo pra não atrapalhar elas com o terço.

- Porque atrapalhou?

- Porque é chato padre ficar ouvindo a mesma coisa sem parar... Não consigo prestar atenção. Queria era ver as figuras nas paredes.

- E porque não faz isso?

- Minha avó falou que se eu levantasse ia ficar de castigo lá em casa.

- Porque você quer ver as pinturas de perto?

- Pra entender porque elas rezam tanto. Olha ali o Jesus carregando a cruz. Dá dó padre, tá todo machucado. Não gosto.

- Não gosta?

- Não! Tadinho... Pra que bater nele? Não precisava.

- Ele passou por isso para nos salvar.

- É, acho que já ouvi isso... Mas elas ficam lá rezando pedindo as coisas sabe, também não gosto disso.

- Como assim?

- Ah! Ele já sofreu tanto e ainda tem que ficar aguentando essa pedição de coisas. Eu acho que elas deviam era rezar para que Deus fizesse as orações voltarem no tempo.

- Não estou entendendo.

- Ninguém reza pra salvar Jesus. Olha aí no quadro, ele só apanha. Queria era que a oração voltasse no tempo e salvasse ele. Não é pra salvar que a gente reza? Então... Porque ninguém reza pra ele ser salvo. Ou pelo menos não sofrer tanto... Fica aí pedindo coisa pro futuro. Acho que a oração tinha que voltar no tempo e a gente rezar pra Jesus não sofrer tanto.

O padre ficou intrigado com a fala do garoto e não percebeu que João Paulo sorria para o quadro em sua frente, e também não percebeu que a imagem de Jesus carregando a cruz, sorria pro menino.