VILA FORMOSA

A Vila em questão compõe-se de 08 casas modestas, onde moram pessoas simples mas que convivem em constante conflitos, isto porque: todas as casas enfileiradas, dão para um grande pátio, onde as crianças têm espaço suficiente para brincarem à vontade, pois , na entrada há um grande portão que daria, até para a entrada de carro. Infelizmente, nenhum chefe de família possui carro, por isso mesmo, o pátio fica somente para as crianças, sem perigo para elas.

Nas duas primeiras casas residem dois casais de idosos: seu Joaquim e dona Minervina e seu José e dona Zenaide. Nas outras seis casas é que moram as famílias, cada uma, com sua turminha, e cada qual mais levada que a outra.

As crianças, entre dois e catorze anos, é quem mais brincam. Há outros mais velhos, porém, estes, têm novos horizontes, pensando em estudar mais para um futuro melhor.

E por que os conflitos ?

- Mãe, o Carlos falou que o papai fica no seu terraço fumando maconha...

-Deixa, filho, é mentira, vou falar com a mãe dele...

-Dona Marilda! Seu filho Carlos fica falando por aí que o meu marido fuma maconha no meu terraço. Ele fuma sim, mas ninguém tem nada com isso...

-É, mas seu marido também não é nenhum santinho...

- Que é que meu marido faz?

- Ele é um sem vergonha...

- Quando as moçoilas passam, ele fica olhando e diz: gostosa! Outro dia, ele falou isso para a minha filha mais velha e Ela o xingou de velho sem vergonha, então eu falei pra Ela não xingar, diga somente: sou gostosa sim, mas não é pra você...

-Pior, foi o outro que passou a mão na bunda da filha da minha comadre , e Ela quando soube, ficou uma fera e disse: não venho mais aqui, para visitá-la... Essas crianças são muito mal criadas...

- Em vista disso, as mães foram ao síndico e exigiram que Ele fizesse uma reunião com os pais para que resolvessem esse problema com seus filhos a fim de evitar novos conflitos entre as famílias...

- O que eu tenho a dizer é que , embora os pais estejam, também, neste contexto, acho que a mãe que fica em casa mais em contato com a criança, é quem deve educá-la. Disse o síndico, e, antes de sair, perguntou se alguém tinha algo a falar... Ai, todas queriam falar ao mesmo tempo e reclamavam: uma falava - O meu eu educo e a outra , eu também e assim todas educavam, só que os colegas é que provocavam... Nesse bate boca, a confusão comeu feio, uma mais violenta, pegou a outra pelos cabelos, rasgou-lhe a roupa, dizendo palavrões... Outras, mais educadas, tentaram separá-las, mas levaram tapas, também. Mais revidaram e ai a confusão foi geral. Até os pais que tentaram separá-las, apanharam. Vejam só que famílias, hem?

Enquanto os adultos brigavam ardentemente, as crianças, na sua santa ingenuidade alegremente, brincavam no pátio. Alguém veio avisá-los de que havia conflitos lá dentro da reunião. Entre as crianças não havia conflitos. Eles só brincavam... Conflitos? Que conflitos???

Tete Brito
Enviado por Tete Brito em 07/09/2015
Código do texto: T5373868
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2015. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.