Ontem ele morreu

Chegaram para comer um pedaço de carne e tomar uma cerveja...

Era aniversário de José e aquele dia podia ter sido comemorado da forma convencional: com as pessoas do convívio dele lhe desejando feliz aniversário, ou então que nem lhe dissessem nada. Afinal ele próprio sempre dizia em altos brados que não havia nada a ser comemorado e que não gostava dessas coisas (como comemorações, palavras desejando felicidades, pois na realidade nem se desejava nada, ou no muito se queriam que ele permanecesse quieto no canto dele).

-Mas NÃO!!! Movido por quatro latinhas de cerveja (pouco não é?) por isso volto a dizer: Movido pelas latinhas de cerveja, mesmo porque elas não haviam sido suficientes para que ele não soubesse o que estava dizendo...Ele as havia tomado simplesmente como se toma um remédio homeopático : sabendo que não lhe fariam mal algum, as tomou para ali, naquele dia e momento transformar em palavras TUDO que levava “engasgando” na alma.

Encostou a barriga na mesa e jogou o celular que tinha nas mãos fortemente sobre ela...

Começou o monólogo. Sim: Monólogo, pois a partir dai só ele pôde falar. E falou... Falou... Falou... Falou!!! Verbalizou cada pensamento que levara com ele durante dias... Meses. Não deixou que ninguém dissesse absolutamente NADA, porém quando ele disse as últimas palavras, havia no olhar de cada um que ali estava: uma lágrima. Uma revelação. Uma nova forma de olhar aquele homem. Ele não era um bom homem. Era um homem ruim, de coração amargo... E depois de muito falar ele arrematou suas palavras dando um murro sobre a mesa e dizendo:

-Eu quero ver ele morto!!!

As pessoas presentes se entreolharam e se mudas estavam, mudas permaneceram.

Depois do “discurso” dele, ainda comeram alguns pedaços de carne (estava acontecendo um churrasco). Mas as pessoas que ali estavam comemorando o aniversário dele se calaram para não estragar um pouco mais aquela data.

Despediram-se e cada um foi para sua casa.

No dia seguinte o telefone toca:

-Que foi aquilo...??? Ontem nem deu para comemorar o aniversário dele, pois na verdade o José que a gente conhecia e amava morreu. Ontem ele mostrou o homem que existe dentro dele... Não! Não foi motivado pela bebida, pois ele bebeu pouco. Ele é ruim, invejoso. Ele não deseja o bem de ninguém. Ele torce até contra você que é mulher dele. .. NUNCA mais fale com ele sobre coisas que você faz, ele as usará na hora que estiver com raiva. Ele não tem boa índole. Não se deseja a morte de ninguém como ele desejou. Ontem ele morreu.