A TRAVESIA DOS DESESPERADOS

A TRAVESIA DOS DESESPERADOS

AUTOR MONTEIRO MELODIA

NO COMEÇO ERA TUDO ESPERANÇA, A PROMESSA DAQUELES QUE VENDIAM O SONHO DE UMA VIDA MELHOR DO OUTRO LADO DO OCEANO ERA GRANDE, ENTÃO AS 120 PESSOAS EMBARCARAM NAQUE PEQUENO NAVIO BEM RUDIMENTAR , ACREDITANDO EM UM NOVO AMANHECER. QUEM PAGOU MAIS IA EM LUGARES MELHORES NO CONVÉS O RESTANTE NO PORÃO APERTADO COMPARADO COM OS NAVIOS TUMBEIROS DE ESCRAVOS QUE VIAM DA AFRICA PARA TODA PARTE DO MUNDO. NAS PRIMEIRAS HORAS JÁ ESTAVAM EM ALTO MAR VENDO A NOITE CHEGANDO SORRATEIRA E AS ESTRELAS SE MULTIPLICANDO NO CÉU, MULHERES, IDOSOS E CRIANÇAS EMBORA EM MENOR NUMERO FAZIAM PARTE DOS AVENTUREIROS DESESPERADOS, POIS NO SEU PAIS A MISÉRIA HAVIA CHEGADO AO EXTREMO , NÃO HAVIA SOLUÇÃO, ERA TUDO OU NADA . UMA CHUVA FINA COMEÇOU NA MADRUGADA , E ACOMPANHADA DE VENTO FORTE QUE FAZIA AS ONDAS AUMENTAREM DE VOLUME, DO PORÃO OUVIAM –SE ORAÇÕES E SUSURRAR DE PAVOR. ASSIM O DIA AMANHECEU E AQUELA EMBARCAÇÃO COMANDADA POR HOMENS MERCERNÁRIOS E SEM NENHUM AMOR A VIDA RASGAVA AS ONDAS PRECARIAMENTE RUMO AO SEU DESTINO, CHEGOU A UM PONTO ONDE A TERRA MAIS PROXIMA ESTAVA A NO MINIMO HÁ QUINHENTOS QUILOMETROS DE DISTANCIA E NÃO TINHA MAIS COMO VOLTAR. TERCEIRO DIA DE VIAGEM ALGUNS PASSAGEIROS JÁ COMEÇAVAM APRESENTAR SINTOMAS DE DESIDRATAÇÃO PELA POUCA QUANTIDADE DE AGUÁ QUE PODIAM BEBER E A COMIDA RACIONADA QUE ELES DISTRIBUIRAM NO EMBARQUE. DERREPENTE UM ALVOROÇO VINDO DO PORÃO E OS HOMENS FORAM VERIFICAR O QUE ESTAVA ACONTECENDO, ERA UM DOS IDOSOS , QUE HAVIA PARTIDO , NÃO SUPORTOU AQUELA SITUAÇÃO DE ESTAR CONFINADO POR TANTO TEMPO E MORREU. OS MERCENARIOS RETIRARAM O CORPO DO PORÃO E AOS BERROS MANDARAM OS DEMAIS CALAREM A BOCA , E SEM NENHUMA CERIMONIA JOGARAM O INFELIZ NO MAR. NESSE MOMENTO TODOS TIVERAM A CERTEZA DE QUE CHEGAR AO DESTINO SERIA UM MILAGRE PORÉM NÃO TINHAM MAIS OPÇÃO PRECISAM ACREDITAR EM SUA FÉ E NO FUTURO MESMO QUE FOSSE ALGO QUASE IMPOSSÍVEL . UM SINAL DE CIVILIZAÇÃO PARA QUEM PODIA VER UM IMENSO NAVIO PASSANDO EM SENTIDO CONTRARIO HÁ UNS MIL METROS DE DISTANCIA E FOI SUMINDO ATÉ DESAPARECER NO HORIZONTE. AO AMANHECER DO QUINTO DIA O COMANDANTE , UM CARA GORDO E BARBUDO IGNORANTE ANUNCIOU QUE HAVIAM ULTRAPASSADO A METADE DO CAMINHO E QUE ERA A PARTE MAIS PERIGOSA TENDO EM VISTA NAQUELA LATITUDE HAVER UM HISTORICO DE NAUFRAGIOS DEVIDO A VIOLENCIA DAS ONDAS COM MUDANÇAS REPENTINAS DE TEMPO. SEGUE O NAVIO COM SEUS 120 DESESPERADOS E 10 TRIPULANTES PASSANDO PELO LOCAL DESCRITO SEM PROBLEMAS E APÓS MAIS UMA HORA DE VIAGEM SURGE UMA ILHA NO VISUAL E O NAVIO COMEÇA A APONTAR SUA PROA NESSA DIREÇÃO, NINGUÉM DAQUELES QUE ESTAVAM NO CONVÉS ESTAVA ENTENDENDO PORQUE O NAVIO ESTARIA SE DIRIGINDO AQUELA ILHA MAS NÃO DEMORARIA PARA FICAREM SABENDO. HAVIA UM CAS NA ILHA OCULTO MAS BEM FEITO ONDE O NAVIO ATRACOU, O COMANDANTE E SEUS MARINHEIROS SACARAM SUAS ARMAS E OBRIGARAM TODOS QUE ESTAVAM NO PORÃO DESEMBARCAR , FOI UM TUMULTO LOGO CONTROLADO AOS BERROS E CORONHADAS, ENTÃO VIERAM MAIS HOMENS QUE ESTAVAM NA ILHA E COLOCARAM TODOS SENTADOS NA PRAIA SOB A MIRA DE ARMAS , NA VERDADE A ILHA ERA UM LOCAL USADO PARA O REFINO DE COCAINA E OS FALSOS E HUMILDES MORADORES ERAM TRAFICANTES DE ARMAS E DROGAS E ESCRAVISAVAM OS INFELIZES TRAZIDOS PELO TAL CAPITÃO QUE FAZIA PARTE DO BANDO. DEPOIS AQUELES QUE NÃO RESISTIAM ERAM ENTERRADOS NA ILHA E AS MULHERES E CRIANÇAS VENDIDAS COMO ESCRAVOS , MUITAS VIOLENTADAS . NESSA ILHA EXISTIA UMA GRANDE CONSTRUÇÃO SUBTERRANEA DA ÉPOCA DA GUERRA E CAMUFLADA POR UMA PEQUENA FLORESTA ONDE OS ESCRAVOS TRABALHAVAM . ALI ACABAVA O SONHO DE TANTA GENTE . O CAPITÃO SEGUIU VIAGEM COM O RESTANTE DOS PASSAGEIROS SOBE AMEÇA DE QUE SE ABRISSEM A BOCA , A QUADRILHA PODIA LOCALIZA-LOS PELOS DOCUMENTOS ONDE QUER QUE ELES ESTIVESSEM, ENTÃO O SILENCIO NO CONVÉS ERA FUNEBRE , NINGUÉM SE ATREVIA A CONVERSAR PARA NÃO CHAMAR A ATENÇÃO, FALTAVA APENAS DUZENTOS QUILOMETROS PARA TERMINAR A TRAVESSIA, QUANDO UMA ENORME ONDA FEZ O NAVIO SUBIR ALTO DEMAIS E DESCER COM VIOLENCIA JOGANDO TRES MEMBROS DA TRIPULÃO NO MAR, O DESEPERO ERA TOTAL E O TAL CAPITÃO APESAR DE AFLITO CONTINUOU A VIAGEM COM SUA AGORA FRACIONADA TRIPULAÇÃO. ENTRE OS PASSAGEIROS TINHAM DOIS EX COMBATENTES QUE VIRAM UMA POSSIBILIDADE DE TOMAR O NAVIO , JÁ QUE HAVIAM OBSERVADO QUE OS TRIPULANTES AGORA EM NUMERO REDUZIDO BEBIAM SEM PARA E A NOITE APENAS UM FICAVA NO CONVÉS. DITO E FEITO , ESPERARAM O MOMENTO CERTO E DERAM O BOTE PEGARAM O CARA DO CONVÉS E O AMORDAÇARAM E AMARRARAM ELE NO PORÃO , AGORA ELES TINHAM UMA ARMA E LOGO OUTROS TRES DOS PASSAGEIROS ADERIARAM AO MOTIM , ASSIM ENTRARAM NO ALOJAMENTO E RENDERAM O RESTANTE DA TRIPULAÇÃO AMARRANDO TODOS BEM AMARRADOS NO PORÃO , MENOS O CAPITÃO QUE FOI OBRIGADO A CONDUZIR O NAVIO AO SEU DESTINO . OS PASSAGEIROS AGORA EM NUMERO DE UNS CINQUENTA SE REVEZAVAM PARA VIGIAR OS PRESOS E CUIDAR DAQUELES MAIS DEBILITADOS E ASSIM O NAVIO APORTOU EM SEU DESTINO JÁ SOBE A ESCOLTA DA GUARDA COSTEIRA QUE HAVIA SIDO CONTACTADA VIA RADIO FICANDO A PAR DA SITUAÇÃO. OS TRIPULANTES FORAM PRESOS E OS PASSAGEIROS TIVERAM A ENTRADA NAQUELE PAIS PERMITIDA E FORAM TIDOS COMO HERÓIS , IMEDIATAMENTE O GOVERNO ORDENOU A MARINHA QUE FOSSE PARA AQUELA ILHA PRENDER OS TRAFICANTES E LIBERTAR OS OUTROS PASSAGEIROS E ASSIM FOI FEITO . NO FINAL TODOS TIVERAM SUA CIDADANIA ACEITA E POR SORTE CONSEGUIRAM UMA VIDA MELHOR . O NAVIO DOS DESEPERADOS NUNCA MAIS CRUZOU O OCEANO E TODA QUADRILHA FOI CONDENADA A PRISÃO PERPETUA . AQUELES QUE ANTES TENTARAM FAZER ESSA TRAVESSIA E FICARAM PARA TRÁS NO FUNDO DO OCEANO NÃO SABEM MAIS A JUSTIÇA NESSE CASO FOI FEITA . QUANDO SERES HUMANOS FOGEM DE SEUS PAISES DE ORIGEM, QUANDO SERES HUMANOS FOGEM DE SERES HUMANOS , ALGO ESTA ERRADO, ESSA ESTÓRIA DE FINAL QUASE FELIZ É APENAS UM RETRATO DE MUITAS QUE SE TRANSFORMARAM EM TRAGÉDIA , ONDE HOMENS , MULHRES E CRIANÇAS SE LANÇAM AO MAR EM EMBARCAÇÕES RUDIMENTARES COMANDADAS POR PIRATAS OU MALFEITORES QUE EXPLORAM SUAS AGONIAS DE MANEIRA INESCLUPULOSAS . VAMOS REFLETIR QUE ESPECIE DE SERES NÓS SOMOS , PORQUE DESTRUIMOS NOSSOS PROPRIOS SEMELHANTES , O QUE TEMOS DENTRO DE NÓS , SERÁ QUE VOCE SE CONHECE DE VERDADE , SERÁ QUE NÃO É CAPAZ DE MASSACRAR OU FAZER MALDADES. VIVEMOS EM AGONIA NESTE PLANETA PORQUE O CHEIRO DE SANGUE DERRAMADO ATRAI OS PREDADORES E PODEMOS NESTE MOMENTO SER AS PRESAS DE NOSSAS PROPRIAS LOUCURAS.

FIMMMMMM