HISTORIA DO CARNAVAL DE VITORIA DE SANTO ANTÃO

HISTORIA DO CARNAVAL DE VITORIA DE SANTO ANTÃO

A tradicional festa carnavalesca da Vitória de São Antão é conhecida como uma das mais animadas do Estado, contando com cerca de 100 agremiações que disputam alegremente a atenção dos foliões que procuram todos os anos às ruas da cidade para brincar o carnaval.

Os blocos desfilam principalmente na Praça Duque de Caxias, tem a característica dos nomes de animais como: Clube Vassouras o Camelo, Girafa, Coelho e Leão. A disputa entre os clubes é antiga e quase acompanha a própria história do carnaval da cidade. Um dos mais antigos é O Clube Abanadores O Leão que foi fundado em 1902, por grupo de rapazes. No início, o nome era Clube Carnavalesco Abanadores. As primeiras orquestras acompanhavam as cantorias entoadas pelos cordões dos foliões. Em 1925, o nome do bloco foi rebatizado de “O Leão”, por causa dos ânimos dos fãs. A tradição carnavalesca do município de Vitória de Santo Antão, distante 51 quilômetros do Recife, está na rivalidade entre os clubes de carnaval. Considerada uma das folias mais animadas do interior do estado, a festa reúne cerca de 100 agremiações. A briga entre os clubes é antiga e quase acompanha a própria história do carnaval da cidade. A disputa maior ocorre entre O Camelo e O Leão. Quem é morador da cidade sabe que o amarelo e azul do Leão e o vermelho e verde do Camelo não se misturam.Todo o material para o carnaval começa a ser preparado três meses antes. Os temas do desfile são escondidos a sete chaves. Desde a ornamentação dos carros alegóricos, às fantasias - confeccionadas com veludo, plumas, paetés e muito brilho - tudo é segredo. Na hora de dizer quem é o melhor e mais bonito clube, tudo conta ponto: tema, alegorias, tamanho do carro e coreografias. Na festa, os moradores dividem as opiniões e se transformam em verdadeiros torcedores fanáticos. Há quem se pinte, se vista ou enfeite a fachada da casa com a cor do clube predileto. Os desfiles acontecem no domingo e na terça de carnaval.Conheça um pouco mais sobre eles: O Clube Abanadores O Leão foi fundado em 1902, por grupo de rapazes. No início, o nome era Clube Carnavalesco Abanadores. As primeiras orquestras acompanhavam as cantorias entoadas pelos cordões dos foliões. Em 1925, o nome do bloco foi rebatizado de "O Leão", por causa dos ânimos dos fãs.Hoje, é o clube carnavalesco mais antigo da cidade.Já o Clube Vassouras O Camelo foi fundado em 1921. O nome inicial era Clube Carnavalesco Vassouras. Logo que seu principal rival, o Abanadores, recebeu título de O Leão, os adeptos do Vassouras batizaram-no de O Camelo, símbolo de força e resistência.O principal ponto de folia é a Praça Duque de Caxias, mais conhecida da cidade, que dispõe de 100 leitos em pousadas com café da manhã e ar condicionado, além de restaurantes e outros serviços. Para cair na folia, basta escolher obicho que mais lhe agrade e cair na gandaia. A cidade, a 53 km do Recife, na Zona da Mata Sul, é conhecida pela “bicharada” que toma conta das ruas nos festejos de Momo, na Segunda-feira de Carnaval. Camelos, girafas, leões, zebras e bois se encontram no Carnaval de Vitória de Santo Antão, que conta com 150 agremiações, entre blocos, troças e clubes de alegorias. A referência aos animais é uma tradição e está presente nos adereços e nas fantasias dos foliões, que também brincam em meio a trios elétricos e carros alegóricos. O início dos festejos do Carnaval acontece sempre no sábado da semana pré-carnavalesca, tendo como marco o Baile Municipal de Vitória. Mas abertura oficial acontece no Sábado de Zé Pereira. Na década de 1990, todos esses grupos começaram a mudar o estilo, influenciados pelo Carnaval baiano, adotando cordão de isolamento, abadá e tocando basicamente axé.

05 | Fevereiro

» 20:00

Cortejos de Cultura Popular – Boi Gereba

» 20:00

Cortejos de Cultura Popular – Bloco Carnavalesco O Galo de Cajá

06 | Fevereiro

» 20:00

Cortejos de Cultura Popular – Troça Carnavalesca Companhia dos Monges

» 20:00

Cortejos de Cultura Popular – Bloco Carnavalesco Urso Preto

07 | Fevereiro

» 20:00

Cortejos de Cultura Popular – Escola de Samba Preto Velho

» 20:00

Cortejos de Cultura Popular – Bloco Melhor Idade Em Folia

08 | Fevereiro

» 20:00

Cortejos de Cultura Popular – Clube Carnavalesco A Zebra

» 20:00

Cortejos de Cultura Popular – O Bonde Bloco Lírico

09 | Fevereiro

» 20:00

Show – Fafá de Belém

» 20:00

Cortejos de Cultura Popular – Bloco Carnavalesco Urso Branco

» 20:00

Cortejos de Cultura Popular – Clube Carnavalesco Vassouras O Camelo

» 21:30

Show – Palco Principal – Adilson Ramos

» 23:00

Show – Palco Principal – Paulo Isidoro

» 01:30

Show – Palco Principal – Spok Frevo Orquestra

10 | Fevereiro

» 16:00

Show – Palco Acessibilidade – Banda A Barca Maluka

» 17:30

Show – Palco da Acessiblidade – Batuqueiros do Silêncio

» 19:00

Show – Palco da Acessibilidade – Bloco Carnavalesco Misto Pierrot de São José

» 19:30

Show – Palco Principal – Marrom Brasileiro

» 20:00

Cortejos de Cultura Popular – Orquestra Avalovara

» 20:30

Show – Palco da Acessiblidade – Abreulinense de Choro

» 21:00

Belo Xis

» 23:00

Show – Palco Principal – Fundo de Quintal

11 | Fevereiro

» 16:00

Show – Palco da Acessibilidade – A Bandinha

» 17:30

Show – Palco da Acessibilidade – Banda Segnos

» 19:00

Show – Palco da Acessibilidade – Bloco Lírico Sintazul

» 20:00

Cortejos de Cultura Popular – Clube dos Motoristas O Cisne

» 20:00

Cortejos de Cultura Popular – Maracatu Leão de Vitória

» 20:30

Palco da Acessibilidade – Orquestra Pernambucana de Choro

» 21:30

Show – Palco Principal – Silvério Pessoa, Projeto Micróbio do Frevo

» 23:00

Show – Palco Principal – Irah Caldeira

» 01:30

Show – Palco Principal – Josildo Sá

12 | Fevereiro

» 11:00

Cortejos de Cultura Popular – Marias e Lampiões

» 16:00

Show – Palco da Acessibilidade- Fadas Magrinhas

» 17:30

Show – Palco da Acessibilidade – O Bonde – Bloco Carnavalesco Lírico

» 18:00

Show – Palco Principal – Banda Tá de Boa

» 19:00

Show – Palco da Acessibilidade – Geraldo Maia

» 20:00

Show – Palco Principal – Orquestra 100% Mulher

» 20:30

Show – Palco da Acessibilidade – Bellas Marias

» 21:00

Show – Palco Principal – Bom Gosto

» 23:00

Show – Palco Principal – Cristina Amaral

O principal eventos realizado em Vitória é o Carnaval, um dos mais animados de Pernambuco. O folião encontra de tudo um pouco, desde os clubes carnavalescos que exibem seus carros alegóricos até os trios elétricos com axé music, além dos maracatus. Também desfila pelas ruas da cidade o Taboquinhas, um clube de fados português, o único remanescente desta categoria.

E quando o assunto é Carnaval fora de época, Vitória lidera com uma das maiores festas do Interior de Pernambuco, o Vitória Fest. O evento, que geralmente acontece em setembro, conta sempre com uma atração vinda da Bahia e atrai centenas de pessoas das cidades circunvizinhas e a leagria toma conta de toda cidade por um momento de muita festa, amor e muita alegria para todos nós que somos Vitorienses e Vitoriosos. Parabêns Vitoria !

Por : Roberto Barros.

ROBERTO BARROS XXI
Enviado por ROBERTO BARROS XXI em 08/04/2016
Código do texto: T5598466
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2016. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.