VOCÊ É PRECONCEITUOSO? = EC
 

Ainda sou. Se não fosse não saberia o que é preconceito, pois desde o momento em que afirmamos que os " diferentes" ... estamos admitindo que existem "diferentes" e que eles devem ser vistos como iguais, etc. etc. No meu modo de pensar, só quando esquecermos do preconceito ele deixará de existir. 
Mas, vamos ao conto de hoje
.

 
POR QUÊ?

Seu nome era Branca mas a sua pele tinha a cor do azeviche.

Menina de rua,literalmente. Desde que a enchente levara o barraco com seus poucos pertences, a família toda vivia na rua.

Os pais não conseguiam arranjar uma ocupação fixa por serem sujos e maltrapilhos. (quem não seria sujo e maltrapilho se não tivesse onde tomar um banho nem como lavar as roupas?) para sobreviver faziam o que podiam..

Mas, aproximava-se o Dia das Mães. As lojas enfeitadas exibiam suas mercadorias nas vitrines e a propaganda induzia os filhos a comprar algo para homenagear as mães no seu dia.

Branca queria muito dar um presente para a Mãe:

- Coitada! Não tem nada bonito, acho que nunca ganhou um presente.

Mas presentes custam dinheiro e Branca não tinha nenhum. Que fazer?

Resolveu ir mendigar na feira livre. Era o melhor lugar para se ganhar trocadinhos das mulheres que faziam compras.

Eram dezenas de crianças, meninos e meninas, que disputavam o "mercado" e usavam todos os estratagemas possíveis para sensibilizar as madames.

- Me dá um troquinho para eu comprar um pastel? Estou com uma fome!

- Não tenho!

- Não posso!

- Você não sabe que é proibido pedir esmolas?

Algumas compravam o pastel e davam pra ela

Branca não agüentava mais comer pastel.

Mudou de tática:

- Dona dá um trocado para eu comprar leite pro meu irmãozinho?

A mulher comprou o leite e deu a ela:

- Leve para o seu irmão!

- Que droga!
Agora não podia mais usar a desculpa dó leite e ainda tinha que ficar segurando a caixa.

Uma senhora de idade derrubou uma moeda que rolou para baixo da banca:

- Pode pegar para você.

Branca deitou no chão, enfiou-se sob a banca, arranhou o braço e pegou a moedinha de 10 centavos.

Desanimada, já ia embora desistindo da idéia de comprar o presente quando viu uma carteira no chão.

Pegou, abriu e viu que tinha algum dinheiro. Não muito, mas o
suficiente para comprar alguma coisa.

Correu até a banca de artesanatos e ficou extasiada diante de tantas maravilhas sem saber o que escolher, agora que tinha dinheiro e podia comprar.

Estava indecisa entre um colarzinho dourado, uma echarpe colorida ou um vidro de perfume, quando de repente alguém a agarrou pelo braço:

- Você roubou minha carteira!

- Não! Eu não roubei! Eu achei ela caída no chão!

- Mentira! Ela estava dentro da minha sacola; Você pegou da lá, sua negrinha, ladrona e mentirosa!

Branca rebateu:

- Sua fffffffffffffffff

O guarda chegou, atraído pelos gritos e agarrou o seu braço..

Branca desesperada deu uma mordida na mão dele quando ele a segurou e ele, raivoso, arrastou-a até a viatura e levou-a ao Juizado de Menores.

O Juiz entendendo que a família não tinha condições de ampará-la decidiu mandá-la para a FEBEM.

Antes de sair, porém, Branca pediu ao Juiz:

- Posso fazer uma pergunta?

- Pode

- Por que é que quando alguem xinga um jogador de futebol de macaco vai preso e aquela mulher me chamou de "negra", de "ladra" e de "mentirosa" e eu que fui presa, não ela?

1108824.gif
 

********************************************
Este texto faz parte do Exercício Criativo - Você É Preconceituoso?
Saiba mais, conheça os outros textos:
http://encantodasletras.50webs.com/voceepreconceituoso.htm.

 



 
Maith
Enviado por Maith em 11/04/2016
Código do texto: T5601679
Classificação de conteúdo: seguro