COMPANHEIRO DE VIAGEM. COMPANHEIRO NA MATUTAGEM. COME OVO E ROTA CHOCO.

COMPANHEIRO DE VIAGEM. COMPANHEIRO NA MATUTAGEM.

COME OVO E ROTA CHOCO.

Você já ouviu falar no ¨Contrato de Risco da PETROBRAS¨. Éramos alunos do Colégio Tiradentes em 1975 e a PETROBRAS já extraia petróleo ¨In Natura¨no Pará, em pleno Coração Amazônico.

Hoje os amazonenses vivem da ¨farinhada¨, extraída da ¨macaxeira¨. Àquela época dizia o Professor Ari que a bauxita era uma das maiores riquezas daquela região. O ouro ainda não havia sido descoberto na ¨Serra Pelada¨ no Norte do Brasil.

Ontem conheci um cidadão de apelido ¨Paulinho¨ que não ouviu nem estudou o ¨Contrato de Risco¨, porém, saiu de Belo Horizonte com a ilusão de ¨enriquecimento fácil¨. Andou, viajou meio mundo e finalizou seu destino na mencionada Serra Pelada, pensando que lá ficaria rico. Ledo engano! Ele trabalhou como escravo. O marmitex era composto de feijão, arroz, farinha e ¨ovo¨. Carne só para os Diretores e Chefes das empresas que exploravam o ¨OURO¨. Muitos ficaram ricos, menos ele, que, agora sofreu um AVC ( Acidente Vaso-Cerebral ).

Agora ele faz ¨Bicos¨ para sobreviver, tem a perna direita ¨esquecida¨ e manca. Paulinho contou-me que por lá na Serra só os ¨Chefões¨sentavam-se à mesa de refeição. Para os ¨Peões-formigas¨ carne nem pensar. Só ¨Ovo¨. Caçar também não podia. Aliás, quem seria maluco de embrenhar-se na mata-virgem e enfrentar onças, orangotangos, cobras...

Conta ainda, o companheiro, que um Nordestino comprou uma dúzia de ovos e a guardou debaixo do beliche. No dia seguinte surpresa: os ovos haviam desaparecidos. O matuto ficou bravo e descobriu o larápio-gambá. Formou-se um ¨quiprocó¨ danado. Confusão, cadê minha peixeira e meu facão de mato. O ¨Cabra da peste¨ quis por que quis sangrar o ladravaz. A turma do deixa disso entrou em ação. Conteve a custo os brigões e valentões.

Então fica o dito pelo não dito à boca miúda: ¨você comeu meus ovos agora vai ter que rotar choco...

F I M.