A FORMIGA

A FORMIGA

Deduzo que todo mundo conhece formiga.

Bem sei que é difícil nomeá-las, ou melhor, identificá-las cientificamente; mas pelo menos diferenciá-las de elefantes acho que a maioria de vocês consegue.

Cientificamente as formigas estão inclusas em uma única família “Formicidae”, com mais de doze mil espécies descritas até setembro de 2010. Estima-se que existam 10.000.000.000.000.000 de formigas na Terra. Sendo que uma formiga saúva pesa em média 15 miligramas, as outras têm lá seu peso, mesmo que obesa não mudará o curso do Rio São Francisco, nem o valor da moeda do Camboja.

Depois destes esclarecimentos vamos ao que de fato aconteceu.

Estava eu de bermuda, aquela calça sem as pernas, refestelado, melhor dizendo, sentado à mesa do café da manhã, satisfeito de ter degustado algumas quitandas e saboreado um delicioso café (brrrrr adoçado com adoçante, já que sou diabético), bem isto não vem ao caso.

Eis que sinto o tato de algo subindo por uma das minhas pernas; e ao olhar identifico que é uma formiga; lógico que não sei sua espécie e muito menos seu peso, mas por conhecimento empírico infiro que seja uma daquelas sem perigo para minha saúde. Não dou importância até que...

A dita cuja entrou por debaixo da bermuda, em fração de segundo chegou ao saco escrotal, e sem aviso prévio lascou uma mordida. Sim mordida, pois poucas delas ferram. Dei um verdadeiro berro! Ato continuo desci a bermuda, à revelia de quem estivesse presente. Devido a protuberância da barriga eu não conseguia ver nada. Apelei para minha esposa, que estava presente. Sem experiência das coisas de formiga, ela pegou a bicha pelo meio, no que puxou a formiga se partiu em duas, ou seja, o corpo da desgraçada saiu entre os dedos da minha esposa e a cabeça ficou grudada no meu saco. Para quem não sabe, a maioria das formigas tem a boca em forma de torquês, onde as mandíbulas se cruzam, quando da mordida. Exatamente tal qual a que me mordeu.

Por fim com a ajuda de mais um dos presentes à mesa, a cabeça do inseto foi retirada, sem maiores prejuízos para mim, até que...

Sempre tive comigo que mordida de formiga não passa de uma dorzinha momentânea, sem maiores consequências. Na minha concepção elas não têm veneno. Porém meia hora depois da mordida sobreveio uma dor mais intensa e um inchaço visível. Uma hora depois eu já estava andando de pernas abertas, para evitar prensar o saco. Duas horas depois estava com febre de 38 graus e o saco tinha aparência de uma bola de handball. Três horas depois estava no pronto socorro da UNIMED, onde aplicaram em mim um antídoto polivalente, ante peçonha. A despeito de não ter veneno, mas tem peçonha.

Cinco horas depois estava pronta para outra.