O plantador de tâmaras

O plantador de tâmaras

Não podemos nos concentrar somente no que vamos colher.

As nossas ações de hoje, têm impacto na vida das pessoas de amanhã.

Lutar por um mundo melhor - ainda que os frutos nasçam num futuro longínquo.

Um velho ditado árabe ensina que "Quem planta tâmaras, não colhe tâmaras." Isto porque para darem os primeiros frutos, as tamareiras levam entre uns 80 a 100 anos. Com a evolução das técnicas de produção, esse tempo foi reduzido. Ainda assim, este ditado encerra muita sabedoria.

Passo a contar-te uma história.

Há muitos, muitos anos, um jovem caminhava quando encontrou um senhor de idade a plantar tâmaras. O jovem, surpreendido, perguntou:

"- Desculpe-me, mas porque está o senhor a plantar tâmaras, se não vai poder colhê-las?"

O idoso voltou-se calmamente para o rapaz e respondeu-lhe: "Se todos pensassem como tu, ninguém colheria tâmaras."

. Que o dinheiro seja usado para comprar coisas úteis, mas que a sabedoria é valiosa e todo o dinheiro do mundo não é suficiente para pagá-la.

Fonte: MirzanIn

... Aquele que pensa só para si mesmo reduz o seu horizonte, fecha o seu caminho e obstrui o fluxo da abundância.

... O ser humano tem a capacidade de dar vida e criar o inimaginável mais além de si mesmo, e da sua riqueza em sabedoria só se esgota quando pensa em termos do seu próprio ego que é limitado e finito.

Marília e desconhecido
Enviado por Marília em 10/01/2017
Reeditado em 13/09/2022
Código do texto: T5878086
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2017. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.