iPhone

O anúncio do Android Rapadura provocou a realização de uma reunião de emergência no Campus da Apple, em Cupertino, Califórnia. Pela primeira vez em muitos anos, a empresa da maçã via-se frente a um avanço tecnológico que poderia representar um divisor de águas na segurança em dispositivos móveis. Frente ao sistema criptográfico por teclepatia do Rapadura, o Touch ID, leitor de impressão digital do iPhone, parecia uma engenhoca tosca. Alguns dos diretores presentes deram graças pelo fato de Steve Jobs não estar mais entre os vivos, pois ele certamente não perdoaria a falta de presciência de sua equipe de P&D.

- Onde quer que esteja, Jobs deve estar nos xingando - resumiu o CEO Tim Cook ao abrir a reunião. E encarando a alta direção ali reunida:

- O que temos para fazer frente ao Android Rapadura?

O diretor de P&D ergueu o braço.

- Nada parecido com isso, até porque, criptografia nunca foi algo que os consumidores demandaram... mas estamos com uma versão beta do novo iOS, nome de código Guaiamum.

- Que raio de nome é esse? - Indagou Cook.

- É brasileiro... português, quero dizer. Foi sugestão de um dos nossos engenheiros, Joe Da Lua. Ele é do Recife, Brasil. A principal característica do Guaiamum foi desenvolvida por ele.

- E que seria...?

- Uma evolução da Siri. O Guaiamum tem voz de homem e utiliza sensores ambientais embutidos para detectar não só o humor do usuário, mas também sua condição física. Acionando um "nariz eletrônico", o Guaimum pode saber se o proprietário bebeu demais, chamar um Uber, e mandar o motorista deixar o bêbado em casa.

- Incrível! - Exclamou Tim Cook. - Quem quer saber de criptografia com um sistema desses? Chupa, Google! E o que falta para lançarmos essa maravilha no mercado?

O diretor de P&D hesitou.

- Bem... ainda temos que resolver um problema de preemptividade com o novo assistente pessoal. O que ocorre é que o Guaiamum derruba qualquer aplicativo que tenta rodar por cima dele.

Fez-se um silêncio generalizado na sala de reuniões. De cabeça baixa, o diretor concluiu:

- Mas estamos trabalhando para resolver isso...

[28-03-2017]