Apenas uma boneca

Hoje lembrei de uma passagem da minha infância que foi tão importante na época ao ponto de eu nunca mais esquecê la... Minha mãe bravamente criava os filhos que eram muitos, com muita dificuldade, mas sem perder o pulso firme e sem deixar nos faltar o necessário...

As vezes ela nos fazia um bolo de fubá em uma assadeira surrada e torta,mas aquele cheirinho contagiava a casa inteira e nós que éramos em nove irmãos, rodeávamos o fogão esperando aquele majestoso bolo assar... outra alegria era o famosos bolo de pão feito com pães amanhecidos, quando sobravam, coisa que raramente acontecia, ou quando algum vizinho nos dava... Ela dividia em partes iguais para aquele batalhão de filhos e nós nos deliciávamos com tais gostosuras, era o que ela podia nos oferecer fora as refeições e os bolinhos de chuva aos domingos...

A vida era simples e todos cumpriam a sua rotina, estudávamos de manhã e a tarde só se brincava na rua depois de serem feitos as lições e os deveres da casa , cada um tinha suas obrigações a serem cumpridas.

Estávamos perto do Natal, e minha irmã caçula cismou que o Papai Noel lhe traria uma boneca chamada beijoca, era o sucesso da época e soltava beijinhos quando lhe apertava os bracinhos. Ela estava tão certa que ganharia esta boneca que espalhou pela casa cartinhas com desenhos para reforçar seu pedido já que ela ainda não sabia escrever...

Ela estava doente e teve febre alta e no seu delírio não deixava de pedir a tal boneca... E agora... dizia a minha mãe, cercada de uma pobreza de fazer dó... Então ela se lembrou do sr José do bazar onde ela sempre teve crédito e com a cara e a coragem foi pedir a ele que lhe vendesse a boneca e ela pagaria mensalmente, pois já era quase véspera de Natal e ela não tinha como escapar deste cruel pedido...

Assim foi feito e minha mãe levou para casa a tal boneca envolta em um papel vermelho como se fosse um grande troféu... no dia de Natal amanhecemos com aquela caixa imensa ao lado da nossa árvore tão simples e acabrunhada com o seguinte recado: Esta boneca é para você, mas deixe também suas irmãs brincarem, pois elas nunca puderam ter uma igual, sei que você é boazinha e vai emprestar a elas, assinado Papai Noel

E assim me lembro de todas nós brincando por muito tempo com aquela tão sonhada boneca e distribuindo beijinhos com aquela tão linda e radiante boneca beijoca...

Walquiria
Enviado por Walquiria em 04/05/2017
Reeditado em 04/05/2017
Código do texto: T5989298
Classificação de conteúdo: seguro