ESTANTEZINHA DE SÃO BENEDITO

No canto escuro de fumaça na parede do velho fogão de lenha,

Ficava uma estantezinha sustentando o amigo e companheiro São Benedito.

Ele estava todo tomado pela fumaça e gordura que vinham das panelas de vovó.

O menino Jesus e a palma de lírio nem pareciam direito devido à fumaça gordurosa.

Uma xicrinha com café era colocada todos os dias aos seus pés.

Pois vovó dizia que São Benedito tomava todo o café lá depositado.

Do lado, uma candeia abastecida com óleo de azeite de mamona que servia para iluminar a escuridão das noites naquela cozinha penumbrosa.

A cada dois ou três dias vovó coletava uma ou mais flores, colocava-as dentro de um copo com água e depositava ao lado do santinho cozinheiro, dizia ela que era para dar sorte.

O telhado todo tomado de picumã, a parede toda preta de fumaça lacrada, fazia uma espécie de sintonia à cor das veste e da pele do santo.

O registro da chaminé que ficar ao lado da estantezinha do amigo Benedito, também servia de apoio para colocar a caixa de fósforos e alguns dentes de alho.

Assim era o cantinho do fogão de lenha de vovó.

É isso aí!

Acácio Nunes

Acácio Nunes
Enviado por Acácio Nunes em 21/06/2017
Código do texto: T6033298
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2017. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.